crescercomcristo

Just another WordPress.com site

Páscoa: A Festa da Libertação

Pascoa

“Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Romanos 8:2

Vamos começar pelo final. O que o coelho e os ovos têm a ver com a Páscoa? NADA. Espero de coração, que meus amados leitores não fiquem bravos porque lhes mostro a verdade sobre esse assunto. Digo isso, porque sei que muitos gostam de alimentar a crença de que coelho e ovos tem significados de Páscoa verdadeira por lembrar vagamente (e falsamente) a idéia de renascimento e renovação. Que fique claro, não tenho nada contra os coelhos, acho um animalzinho muito fofo por sinal, mas encaremos a realidade: coelho e Páscoa não combinam.

Vamos aos fatos: Essa história de coelho e ovos de Páscoa na verdade, nasceu de uma festividade pagã celebrada por assírios e babilônios. A festa da primavera (Easter) em adoração à deusa Ishtar (deusa da fertilidade). Dizia-se que a deusa Ishtar caiu no rio Eufrates dentro de um grande ovo, juntou a isso o fato do coelho simbolizar a fertilidade e pronto. Mas isso já acontecia muito antes de Deus instituir a Páscoa aos judeus.

Após Deus instituir a Páscoa ela continuou sendo celebrada da forma como deveria ser (segundo as instruções de Deus) mesmo depois de Cristo, mas no século IV d.C., a Páscoa começou a ser celebrada de uma forma a se misturar com a festa pagã de Ishtar, perdendo totalmente o sentido. Hoje, é claro, que a indústria se apropriou disso e tornou a data meramente comercial. Aqui no Brasil, essa história de chocolates acaba coincidindo com o outono, ou seja, associado a um motivo, vende-se mais, principalmente quando o público é infantil. Não satisfeitos em vender apenas o chocolate, há algum tempo introduziu-se um brinquedo dentro dos ovos, mais um motivo pra vender e a busca nas lojas é grande. Os ovos com brinquedos de personagens famosos são os mais disputados.

Amados, nada contra chocolate (a não ser o fato de não ter as calorias de uma alface), mas saiba, que Páscoa não é isso.

A Páscoa (Pessach) significa passagem ou passar por cima, é a festa instituída por Deus para que os judeus não se esquecessem de onde Deus os tirou, para que se lembrassem que um dia foram escravos no Egito e que Deus com mão forte os tirou de lá. A primeira Páscoa foi celebrada ainda no Egito, pois foi junto com a última praga (a morte dos primogênitos), onde os filhos de Israel deveriam passar o sangue de um cordeiro nas laterais e viga superior da porta de cada casa, porque onde estivesse marcado com sangue seria um sinal de que ali não haveria a morte do primogênito.

“Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes o comemorarão como festa ao Senhor. Comemorem-no como decreto perpétuo.” Êxodo 12:14

A Páscoa tradicional é celebrada com ingredientes que trazem simbolismos ao povo judeu. Pães sem fermento, ervas amargas (que representa o tempo de escravidão no Egito) etc.

No Novo Testamento, para nós cristãos, a Páscoa tem um novo significado. É a vitória da vida sobre a morte.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23

Estávamos mortos no pecado, havia uma sentença sobre nós, mas quando Jesus se entregou naquela cruz, Ele o fez por amor. Ele sabia que era necessário para rasgar a sentença e nos reaproximar de Deus, o véu do templo foi rasgado e agora temos acesso ao Pai. Jesus venceu a morte para nos salvar, Ele nos libertou.

 “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” Gálatas 5:1

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:36

A nossa Páscoa tem o sentido de libertação, transição. É momento de reflexão sobre o sacrifício de Jesus na cruz por nós. Estávamos mortos no pecado, mas por Ele agora temos vida.

“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” João 1:29

Hoje, não há mais a necessidade de sacrifícios de cordeiros, porque o maior sacrifício foi feito, o Cordeiro Santo foi entregue, não por um ou alguns, mas por todos e não há nada maior do que isso.

A ressurreição de Cristo significa o início de uma nova vida, um novo recomeço.

Depois da morte de Jesus, os discípulos estavam reunidos a portas fechadas e com medo, o que eles não sabiam é que Jesus (que já havia ressuscitado), entra onde ninguém consegue entrar, Ele ainda trabalha em portas fechadas.

“Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! ” João 20:19

Os discípulos se alegraram quando o viram e Jesus assoprou sobre eles para que recebessem o Espírito Santo.

O mais impressionante de toda a Páscoa é a ressurreição de Jesus e o fato de sabermos que assim como ele entrou naquela reunião dos discípulos em meio a portas trancadas, Ele ainda entra em nossas casas e em nossas vidas porque Ele está vivo e não mudou. Porque o sacrifício na cruz, Ele fez pensando em você, em mim, em todos nós e sabendo que hoje gerações depois, ainda temos vida, porque Ele venceu a morte e Ele vai voltar. Nunca se esqueça disso, Jesus vai voltar!

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, VIREI OUTRA VEZ, e VOS LEVAREI PARA MIM mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:2,3

Reflita sobre sua vida e o rumo que ela tem tomado. Lembre-se que tem a chance de recomeçar, você é livre. Jesus é com você não somente nos momentos bons, nos dias de alegria, Ele mesmo disse que estaria conosco TODOS OS DIAS.

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:18-20

Alegrai os vossos corações porque é PÁSCOA DO SENHOR.

Feliz Páscoa!

No Amor de Cristo

Ana Lucia Salles

sepulcro vazio

Porque Ele Vive

Deus enviou seu Filho amado
Pra me salvar e perdoar
Na cruz morreu por meu pecado
Mas ressurgiu e vivo com o Pai está

Porque Ele vive, posso crer no amanhã
Porque Ele vive, temor não há
Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida
Está nas mãos de meu Jesus, que vivo está

E quando, enfim, chegar a hora
Em que a morte enfrentarei
Sem medo, então, terei vitória:
Irei à Glória, ao meu Jesus que vivo está

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: