crescercomcristo

Just another WordPress.com site

Por Mais Verdade

por-mais-verdade

 

“Ganho entendimento por meio dos teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade.” Salmos 119:104

O que mais admiro em uma pessoa, é infelizmente algo que está cada vez mais raro: a VERDADE. Gosto de gente verdadeira, gente que não finge ser o que não é, seja pra agradar alguém ou por pura dissimulação. Sabe aquele tipo de pessoa que na sua frente tem palavras doces e sorriso nos lábios e mal você virá as costas, já se transforma (ou melhor, mostra quem realmente é)? Pois é, esse tipo de gente é sempre preocupante. Vejo isso em pessoas de todo tipo e por vários motivos.  Muitos são verdadeiros profissionais da falsidade, mestres da mentira.

Há pastores assim (estou citando pastores, mas tenha absoluta certeza que há em todas as religiões), que quando estão pregando parecem homens de Deus e quando o culto acaba, a vida dupla começa. Há pessoas assim em empresas, a fim de conseguir cargos melhores, fingem para o patrão, fingem para o colega de trabalho (algumas vezes já visando o cargo do colega), há pessoas assim em relacionamentos, tanto de amizades quanto amorosos. O problema não é tanto conviver com essas pessoas, o grande problema é conviver com elas sem saber quem são. Às vezes, você se abre com uma pessoa que diz ser seu amigo e na verdade não é, na sua frente te trata bem e depois fala mal de você pros outros. Um grande indício é, se fala mal dos outros pra você, pode ter certeza que fala de você pros outros.

Me incomoda profundamente quando uma pessoa parece ser uma coisa e na verdade é outra, diz coisas perfeitas e cristãs nas redes sociais, frases belas, versículos e fotos que confirmam isso, mas o engraçado é quando a gente descobre que a verdade não era bem aquela. E quando se começa a puxar o fio da mentira, percebe-se que ela é maior do que a quilometragem de muitas rodovias.

Vou citar um exemplo:

“Quando os moradores da cidade de Gibeão, que eram heveus, ouviram falar do que Josué tinha feito com Jericó e com Ai,

resolveram enganá-lo. Pegaram comida e carregaram os seus jumentos com sacos velhos e com odres rasgados e remendados, cheios de vinho.

Calçaram sandálias velhas e remendadas e vestiram roupas bem gastas. E levaram para comer pão seco e bolorento.

Eles foram até o acampamento de Gilgal e disseram a Josué e a todos os homens de Israel: – Nós estamos chegando de um país que fica bem longe daqui. Façam um acordo de paz com a gente.

Porém os homens de Israel disseram: – Pode ser que vocês morem aqui por perto. Como é que podemos fazer um acordo de paz com vocês?

– Estamos prontos para ser seus empregados! – responderam eles. – Quem são vocês? De onde vêm? – perguntou Josué.

Os gibeonitas responderam: – Nós, os seus criados, somos de um país que fica muito longe e viemos até aqui porque ouvimos falar do SENHOR, seu Deus. Ouvimos as notícias de tudo o que ele fez no Egito.

E também soubemos o que fez com os dois reis amorreus a leste do rio Jordão; a Seom, rei de Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que vivia em Astarote.

Os nossos líderes e toda a nossa gente nos mandaram preparar comida para viajar. Eles nos mandaram encontrar com vocês e dizer: “Estamos prontos para ser seus empregados! Façam um acordo de paz com a gente.”

E vejam só o nosso pão! Estava quentinho quando saímos de casa no começo da viagem. Mas olhem! Agora está seco e bolorento.

Quando enchemos de vinho estes odres, eles eram novos. Mas vejam! Agora estão rasgados. As nossas roupas e as nossas sandálias estão gastas por causa da longa viagem que fizemos.

Os homens de Israel aceitaram a comida deles, porém não pediram conselho a Deus, o SENHOR.” Josué 9:3-14 (Bíblia na Linguagem de Hoje)

Você percebeu a que ponto chegaram os moradores de Gibeão? Eles ouviram falar de tudo o que Deus havia feito e resolveram enganar Josué e o povo de Israel (já que sabiam que não os venceriam lutando) e fizeram isso não só com palavras, armaram todo um teatrinho com roupas velhas, pão e vinho velhos. Se passaram por pessoas que haviam vindo de muito longe, de uma viagem cansativa, apenas para se aliar à eles. E por que será que eles caíram nessa história inventada? Certamente eles foram convincentes, óbvio a vida deles estava em jogo, mas há um detalhe importante nisso tudo. No versículo 14 diz que os israelitas averiguaram as provisões (vinho e pão estragados e roupas velhas) daqueles homens mas NÃO PEDIRAM CONSELHO A DEUS. Se eles tivessem perguntado a Deus se poderiam confiar naqueles homens e fazer aliança com eles, o que será que Deus teria dito? Teria dito não é claro, a intenção era que o povo de Israel dominasse sobre todas aquelas terras, e exterminasse aqueles povos, até para não se contaminarem com seus falsos deuses e não absorvesse aquela cultura pagã.

Os homens de Gibeão foram astutos e os de Israel ingênuos, talvez estivessem com o ego inflado de tanta vaidade, porque certamente os gibeonitas chegaram à eles tecendo elogios, e eles já estavam se sentindo autoconfiantes o suficiente para tomar uma decisão importante por conta própria, sem perguntar à Deus.

Decidiram baseado apenas no que viram e ouviram.

Sei que parece muito, decidir baseado no que se vê e ouve, mas não é. Muito tempo se passou desde esse episódio, mas ainda há muitos “homens (entenda-se: homens e mulheres) de Gibeão” nos dias de hoje, tão astutos e falsos quanto eles. Hoje em dia, é muito comum as pessoas tirarem conclusões baseadas em quase nada, em redes sociais. Nem sempre o que se vê é a verdade.

Repense se você tem acreditado em quem não deve, é duro dizer, mas até pessoas da própria família. Pense nas pessoas que você tem mais contato, cuidado com seu julgamento (antes que me venham com um “só quem pode julgar é Deus”, estou me referindo à julgamento no sentido de ter como definição se tal pessoa é boa, verdadeira ou não, e isso todos devem fazer, ou você anda por aí sem analisar nada e ninguém? Sem pensar?…Duvido!).

Quer ver como talvez você julgue uma pessoa por pouco? Antigamente (não tão antigamente assim) as pessoas achavam que quando uma pessoa mal vestida se aproximava dela era um assaltante, poderia até ser, mas hoje…as coisas mudaram, os assaltantes também usam terno e gravata (isso quando não se vestem de papai noel) e como adereço uma arma na mão. A premissa de antigamente não está totalmente errada, não é preciso descarta-la, mas deve-se completa-la com a atual (de que assaltantes também podem usar roupas apresentáveis).

Se você tem dúvidas sobre o real caráter de alguém, de pessoas que te cercam, que fazem parte do seu convívio ou que possam vir a fazer, pergunte à Deus. Não saia por aí contando sua vida, seus planos à qualquer um, ainda que essa pessoa tenha um nome conhecido, fama, dinheiro, status…Isso não quer dizer nada.

Se você sabe à respeito dela o que todo mundo sabe, então pergunte a Deus o que ele sabe. Não lembro se já contei aqui, mas certa vez ouvi uma pregação do apóstolo Fred Berry e num determinado momento ele contou como conheceu a esposa Wilma (ele sempre gosta de brincar dizendo que é Fred e Wilma …rs). Ele perguntou à Deus, se Deus tinha uma benção pra ele (ele queria se casar), e depois de algum tempo insistindo com Deus nisso, Deus disse à ele pra olhar pro lado (ou pra frente, não lembro bem), e quando olhou ele disse à Deus: “É pra mim?” E Deus disse: “Sim”. Ele ficou tão feliz, mas tão feliz que depois foi falar pra moça o que Deus havia falado e sabe o que ela fez? Nada. Acho que nem acreditou nele. Ele fez isso mais umas duas ou três vezes em outros dias e….nada. Deus disse à ele que primeiro ele deveria buscá-lo e assim ele o fez. Durante um culto, ele estava orando e quando ele não esperava, sentiu uma mão no seu ombro. Era Wilma, ela disse à ele: “Deus me disse quem você é.” E o resultado disso? Estão casados até hoje.

Deus falou à ela quem ele era. Deus não age da mesma maneira com todos. Mas talvez ela já tivesse sofrido muito ou simplesmente sabia quem ela era e não aceitaria um homem sem saber do caráter dele.

Uma coisa é você falar de si mesmo a alguém, outra bem diferente é Deus falar de você.

Saiba ouvir a resposta até sem palavras, porque já vi Deus mostrar caráter de pessoas sem dizer nada, simplesmente perguntei à Deus e a pessoa fez algo e se revelou (isso já aconteceu umas duas ou três vezes e não demorou). Foi incrível.

 “Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido senão para ser trazido à luz.” Marcos 4:22

Há ainda um outro versículo interessante sobre pessoas que mentiram e tentaram parecer o que não eram, você deve se lembrar de Ananias e Safira.

“Um homem chamado Ananias, juntamente com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade.
Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos.
Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?
Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus”.
Ouvindo isso, Ananias caiu e morreu. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido.” Atos 5:1-5

Ninguém pediu ou obrigou Ananias e Safira a venderem sua propriedade, mas eles fizeram isso pelo motivo errado. Não sei o que se passava dentro deles, talvez quisessem “aparecer”, se passar por bons cristãos, ganhar status no meio do grupo, não sei, só sei que foi pelo motivo errado e ainda mentiram, mas não havia como esconder a verdade de Deus.

“Eis o que devem fazer: Falem somente a verdade uns com os outros, e julguem retamente em seus tribunais” Zacarias 8:16

É por isso que eu insisto, não confie em si mesmo, pergunte à Deus. Até para a contratação de um funcionário, pra evitar aqueles que são verdadeiros aborrecimentos para o patrão, que chegam causando problemas e não saem sem fazer estragos.

Algo que acontece muito é de pessoas que são mais verdadeiras, autênticas, não serem bem aceitas. Se você diz a verdade e por acaso a verdade é exatamente o contrário do que a pessoa queria ouvir, se prepare porque pode acontecer de lhe virarem as costas.

“Tornei-me inimigo de vocês por lhes dizer a verdade?” Gálatas 4:16

Mas quer saber? Não se importe com isso. Dizemos e vivemos a verdade quando a VERDADE está dentro de nós. Apenas tome cuidado, porque quando uma pessoa precisa fingir, dissimular, é porque o que está dentro dela não é bom. Já que ela não está disposta a mudar o conteúdo, ela altera a embalagem. É mais ou menos quando a gente compra um produto pela embalagem e depois descobre que ele é péssimo.

E só pra não deixar dúvidas, vamos esclarecer uma coisa: gentileza não é falsidade, é educação. Não vamos confundir. Se uma pessoa lhe pergunta se engordou (provavelmente uma mulher, sim somos neuróticas!) e você diz que não, mesmo achando que sim, isso não é falsidade é gentileza. Nem tudo se fala, não tem porque sair magoando as pessoas. Vou dar exemplo, se um homem lhe pergunta se você acha que ele está muito barrigudo…rs (sim, vocês são assim e ainda usam camiseta por baixo da camisa pra tentar disfarçar não sei o que – não se preocupem meninos homem sem barriga é manequim de vitrine) e você diz que não acha isso, simplesmente evitou uma briga desnecessária, evitou deixar a outra pessoa triste. Se tiver muita liberdade e quiser dizer a verdade que pelo menos seja de uma forma sútil e delicada.

O falso, não quer alterar o que tem dentro si, então ele coloca uma estampa de “bonzinho”, até de religioso se for o caso. Faz cara de bonzinho, fala manso, sorri e dá tapinha nas costas, e isso quando não vem até abraçar e dar o famoso beijo de Judas.

temas-o-falso-amigo

A pessoa consegue fazer tudo isso, sentindo raiva de você (a troco de nada), tendo inveja (de coisas que talvez nem você dê valor, mas a outra pessoa tem inveja), inveja do que você tem, de quem você é, da sua família e por aí vai.

Acredito que a verdade tem muito valor, tanto que até mesmo Deus procura aqueles que o adorem verdadeiramente. A verdade algumas vezes pode até doer, mas é libertadora. A própria Palavra de Deus é assim: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12

Amados, não permitam que “homens e mulheres de Gibeão” lhes enganem ao ponto até de lhes prejudicarem. Se tem dúvidas, pergunte a Deus. Acostume-se a não tomar decisões sem consultar ao Senhor. Conheci pessoas que pareciam boas, mas sinceramente, bondade ali passou longe. Também conheci pessoas que eram taxadas como “esquisitas e sistemáticas” e foram tão boas pra mim que até hoje me lembro delas.

Não seja tão inocente pra sair acreditando em tudo e todos, conhecemos a verdade quando não somente há palavras, mas principalmente, atitudes. E ainda assim, não é de todo confiável, se pensarmos que há pessoas que dão alimentos à outras, não por bondade, mas porque fizeram algo maligno naquilo e querem o mal dos outros. Ao longo dos anos, perdi a conta de quantas vezes vi pessoas que chegaram na igreja num estado terrível por causa da maldade de outras supostamente boas.

“Não me associo com homens falsos, nem ando com hipócritas” Salmos 26:4

Uma pessoa falsa pode enganar à muitos, mas não há como ocultar as intenções do coração à Deus. Aquilo que está dentro dela, Deus sabe. Ele sabe quem é cada um quando ninguém vê, Ele sabe o que se passa dentro de nós. Ninguém é perfeito, mas também não precisa ser falso.

pessoas-falsas

É amados, gente verdadeira está em falta no mercado, quase em extinção.

 Verdade não se compra, não se vende, é ou não é, simples assim. A verdade é de graça e ainda assim está cada vez mais difícil de se achar.

Muito cuidado! Algumas pessoas tem preço, outras tem valor.

“Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e VERDADE; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.” Efésios 5:8-10

No Amor de Cristo

Ana Lucia Salles

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: