crescercomcristo

Just another WordPress.com site

Expectativa x Realidade

expectativa-realidade

Hoje quero fazer essa tag com vocês, mas com relação à vida cristã e também sobre o que muitos pensam à respeito, mesmo não sendo cristãos. Muita gente tem uma idéia errada e preconceituosa de como é a vida cristã.

Vejamos:

Expectativa:

Se converter é deixar de ir à baladas e ir à igreja.

Realidade:

Se converter é bem mais do que isso. É mudar a direção, não simplesmente do caminho do bar para o caminho da igreja. É transformação de mente, coração, idéias, de vida. É entender e querer a vontade de Deus, ainda que pareça loucura ao mundo. É se entregar de corpo e alma, seu presente, passado inclusive, e seu futuro. É querer aprender mais, estar perto. É andar não mais na direção do mundo, mas na direção do céu. Você não deixa de fazer o que fazia antes por imposição da igreja e sim porque simplesmente não quer mais a mesma vida. É um processo natural. O caminho muda porque o caminhante já mudou.

Expectativa:

A vida de um cristão é fácil, porque Deus vai facilitar tudo pra ele.

Realidade:

Não sei de onde tiraram isso, mas FACILIDADE, não faz parte da vida de um cristão. Essa idéia de que “agora tudo será fácil”, é bem distante da realidade. Basta ler um pouco a bíblia no que diz respeito a vida dos apóstolos, profetas e seus discípulos.

Eu substituiria a palavra FACILIDADE, por RESISTÊNCIA. O cristão é aquele resiste, que luta. Que ora mesmo em lutas e fraco, que resiste às situações adversas e enfrenta aqueles que não acreditam mais. Que resiste ao inimigo e permanece na fé em meio às setas lançadas. A vida cristã é uma corrida com obstáculos diferente, onde quem ganha não é aquele que corre mais rápido, e sim o que resiste mais e se mantém constante.  Se o que corre mais rápido, no primeiro obstáculo cair e desistir, de que adiantou correr tanto? O resistente, pode até cair, mas ele levanta e se mantém. O obstáculo não é um impedimento à vitória, é apenas algo que serve para deixa-lo mais forte e preparado.  

Expectativa:

Deus fala somente com o pastor, líderes etc.

Realidade:

Deus pode falar com você também, o que acontece é que muitos não estão dispostos à busca-lo e principalmente a ouvi-lo. Deus não faz só promessas, sim, Ele tem planos para nós e quer que saibamos disso, quer falar conosco e quer que possamos ouvi-lo. Mas sem busca, sem momentos dedicados à oração, sem consagração se torna quase impossível ouvir o que Deus tem à dizer.  Ele quer nos dar direção, orientação, porém, se você não fala de seus planos à qualquer um, a quem não é íntimo…quanto mais Deus. Busque intimidade com Deus. Nada de uma oraçãozinha de 5 segundos (o famoso “livrai-me do mal amém”) de vez em nunca, ou uma vez por semana e está tudo certo, nada disso. Você se alimenta todos os dias e várias vezes ao dia, assim também deve ser com a oração. Fale aquilo que está dentro de você, fale tudo, se esvazie. Deus te conhece, mas quer te ouvir, olha que privilégio! Um Deus tão grande que deseja nos ouvir, que nos quer por perto (ainda que ninguém mais queira).

Expectativa:

Sim eu caminho com Cristo quando vou à igreja, temos comunhão.

Realidade:

Um cristão não caminha com Cristo apenas quando vai à igreja. Você deve andar com Ele, quando vai ao trabalho, à casa de amigos, parentes, ao parque e até quando vai à padaria! Sim, por que não?

Não é algo que se possa desvincular, caso contrário seria como ter uma vida dupla. Um comportamento para ir à igreja e outro fora dela. Estamos falando de transformação de caráter, seja um cristão em todo lugar.  Deus espera que sejamos sal, um pouco de sal dentro de um saleiro cheio não faz muita diferença, já num ambiente insípido, sim, é aonde o sal deve estar. Uma luz acesa enquanto há sol, é só mais uma luz, já em meio às trevas, certamente fará a diferença. Deus nos quer “salgados e luminosos”, não agentes secretos da fé.

É como se a bíblia continuasse a ser escrita, mas sem palavras impressas em papel. As palavras, o poder, os milagres continuam, mas o mundo as lê através da sua vida.

Muitas empresas descobriram que é vantajoso enviar seus produtos à diversos formadores de opinião para que os usem e deem seus testemunhos reais sobre o produto do que pagar anúncios que talvez não lhes tragam o mesmo resultado. É mais ou menos isso que Deus espera de nós. Quando a palavra diz “luz” entende-se que a luz não deve ficar escondida, ela precisa ser vista por todos, iluminar o caminho daqueles que se encontram perdidos. Há pessoas que se convertem por causa do testemunho de outros, ou pela maneira de ser (diferente) do padrão do mundo. Não é necessariamente bondade, porque há pessoas boas não convertidas também, é algo a mais. As pessoas olham e pensam: “Não sei o que há nele(a), existe algo diferente aí, coisas acontecem na vida dele(a) que não são normais. Ele (a) não é normal, não tem atitudes comuns. Não sei o que é mas quero isso também.”

Expectativa:

Crente é gente careta.

Realidade:

Crente é aquele que crê, resta saber em que ou quem. O cristão não é careta, até porque nem Jesus era. Pense bem, um homem que falava e atraía multidões, onde todos queriam estar perto, queriam ouvir suas palavras. A prostituta, o pescador, o cobrador de impostos, o centurião, pessoas de classes sociais diferentes, do indouto ao culto. Todos tinham prazer de estar na presença dele.

O que transmite essa idéia de “crente careta” é o comportamento de algumas pessoas, que beiram o fanatismo e nem percebem. Aqueles a quem as pessoas dizem “bom dia” e ele responde de cara fechada “Paz do Senhor!” ou quando lhe comentam do futebol e assuntos atuais e ele vai logo cortando com um “é pecado”. Infelizmente isso depende de cada um, não de Deus. Caretice no céu não existe, basta ver como a bíblia o descreve.

Expectativa:

Não acredito nesse negócio de céu e inferno, mas se existe prefiro ir para o inferno porque lá vou fazer o que eu quiser.

Realidade:

Essa história de que no inferno se pode fazer o que quiser, que vai ser só festa, bebida etc, sinceramente quem vende essa falsidade, é o mercado publicitário que mostra em muitas propagandas o inferno como um lugar legal, vende a idéia de que “faça o que quiser aqui, porque depois lá também será só alegria”. Alegria é tudo que não há no inferno. Viver sem seguir regras não significa uma morte para um lugar também sem regras. O inferno é claramente é um lugar de choro e ranger de dentes, pessoas presas nos seus próprios tormentos, morte eterna, é um sofrimento sem fim. Todas as chances lhe são dadas em vida, para escolher, pensar, mudar.

Aqueles que vivem como querem e fazem o que seus corações e mentes desejam, já alcançaram o seu céu aqui nesta terra, à estes não haverá outro.

Aos que reconhecem seu caminho falho, sua condição humana e errante e vêem em Cristo o seu resgatador, à estes ele preparou um lugar para estarem junto à ele na eternidade.

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”
João 14:2,3

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”.
Aquele que estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas! ” E acrescentou: “Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança”.
Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida.
O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.”
Apocalipse 21:4-7

Citei apenas algumas questões, existem muitas outras nas quais há realidade é bem diferente da expectativa. Geralmente a expectativa é uma espécie de “ilha da fantasia” particular, o problema não é tanto visita-la e sim morar nela. Busquemos a verdade sempre.

No Amor de Cristo

Ana Lucia Salles

Navegação de Post Único

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: