crescercomcristo

Just another WordPress.com site

Deus Usa Os Inconformados

os inconformados

Há muitos anos, passava um desenho animado na tv que se chamava Lippy & Hardy. Lippy era um leão muito animado e sempre andava na companhia de seu amigo Hardy, uma hiena pessimista que não ria. Lippy tentava animar seu amigo, mas Hardy sempre dizia frases do tipo: “Eu sei que não vai dar certo…”, “Nunca sairemos vivos daqui” e seu famoso bordão: “Oh dia, Oh céus, Oh azar!”.

Infelizmente ainda há muitos “Hardys” espalhados por aí. Pessoas pessimistas, conformadas, sem atitude e que não se incomodam com nada de errado ou ruim que acontece com elas ou ao redor delas. Lembram de um comercial que veiculou há alguns anos onde a pessoa queria uma coisa, recebia uma pior e falava: “tudo bem” e sorrindo ainda. Exemplo: A pessoa queria um carro, mas ganhava um carrinho de brinquedo e dizia: “tudo bem”, gostava de uma pessoa mas aparecia uma pior e continuava dizendo: “tudo bem”, mesmo não achando que estivesse tudo tão bem assim.

Amados, Deus não pode mudar sua vida se você acha que tudo de ruim, de errado, de anormal está certo. Ação e reação, não está bom, aja para que Deus reaja ou reaja para que Deus aja! Se você se conformar, nada será mudado.

“ENTÃO Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele.

E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.”

I Samuel 22:1-2

No versículo acima, lemos que se ajuntaram a Davi quatrocentos homens. Ah já sei, seriam quatrocentas pessoas que estavam com a vida na mais perfeita ordem e que não tinham problemas? Ou talvez pessoas ricas e de influência? NÃO.

Então quem se ajuntou a Davi na caverna de Adulão? Quatrocentos homens que estavam com dificuldade, que tinham dívidas e que estavam descontentes, resumindo: OS INCONFORMADOS. Gente que estava numa situação ruim, mas que não aceitava, que se revoltava. Podiam não saber o que fazer, mas assim que souberam onde Davi estava, imediatamente começaram ir até ele, porque pensaram: “ele pode nos liderar, ele pode nos dizer o que fazer, agora tudo vai mudar”.

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.” Mateus 5:6

Um grupo de pessoas que aos olhos da sociedade não tinha valor, muitos estavam com dívidas e problemas diversos, mas que agora se transformava num exército. Sabe o que é interessante? Imagine quantas pessoas haviam naquela cidade e nas cidades próximas, e quantas também estavam com dívidas e com problemas…certamente muito mas muito mais de quatrocentas pessoas. Mas só se juntou a Davi aqueles que estavam dispostos a buscar uma mudança de rumo, enquanto aqueles que aceitavam tudo escolheram ficar em casa. O conformismo drena a energia da pessoa, quando se der conta já se passaram anos sem nenhuma mudança.

Se Davi tivesse ido atrás de pessoas para formar um exército, não teria dado tão certo. Ele falaria à pessoas que diriam: “Pra que lutar? Isso não vai acabar bem” ou “Deixe tudo como está”.  Encontraria muitos covardes que não estariam dispostos a nada, muitos acomodados.

Ser grato (ter um coração grato) à Deus é uma coisa, ser conformado com problemas é outra bem diferente. Deus não quer que você se conforme, Ele quer que você lute. Deus espera encontrar em você a “revolta” (entenda revolta como inconformismo) necessária para poder te usar.

Vou dar um exemplo simples mas é para que todos entendam. Se uma pessoa mora numa casa muito ruim, convive com infiltração, vazamentos, ratos no quintal (e muito mais) e acha tudo normal, não se incomoda com isso e quer permanecer assim…amém, nesse caso, seja feita a sua vontade! Que fique claro, sua somente sua e não de Deus. Fique tranquilo que nada vai mudar, a pessoa vai continuar onde está e se quiser pode até começar a fazer criação de ratos. Mas se o vizinho dessa pessoa, vive na mesma situação e brota dentro dele uma revolta, um inconformismo muito grande que é o combustível para o fazer lutar e buscar de Deus uma solução…aí a situação é diferente. Deus opera porque não houve aceitação da situação por parte da pessoa.

O inconformismo nos tira do lugar comum, nos faz querer lutar e buscar soluções, mudanças. O inconformado é criativo, tem atitude e não cansa com facilidade. O interessante é que o inconformado às vezes não é compreendido (pelos conformados). O inconformado precisa ser um pouco “surdo” para não ouvir todos que serão contra suas idéias e assim poder seguir em frente. Veja o caso de Einstein que não falou até os três anos de idade, na escola sentia dificuldade em matérias como história e geografia e um dos professores, inclusive, chegou mesmo a prever um futuro sombrio para ele: “-É um debilóide! Não vai chegar a lugar algum!”. Einstein abandonou a escola aos quinze anos.

Em 1900 finalmente se graduou estudando os apontamentos de um colega de classe. Seu comportamento como estudante não causava grande impressão em seus professores, que não o recomendaram para o estudo em Universidade. Contudo, por trás dessa rebeldia, existia uma mente notável inconformada com o modelo educacional de seu tempo, que bloqueava a criatividade.

De fato, Einstein preferia estudar por conta própria Física ou tocar violino, ao invés de assistir às aulas. Vinte e um anos depois recebeu o Prêmio Nobel de Física, já como cientista mundialmente conhecido, coroando uma carreira brilhante.

Substitua as lamentações por ações. A bíblia diz “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela RENOVAÇÃO DO VOSSO ENTENDIMENTO, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Um grande exemplo de um inconformado usado por Deus é Gideão. Israel havia pecado e Deus os havia entregue nas mãos dos midianitas por sete anos. Após a semeadura, os midianitas invadiam a terra como se fosse uma nuvem de gafanhotos e destruíam tudo, não deixavam nem os animais. Israel ficava sem mantimentos. Quem em Israel estava satisfeito com essa situação? Ninguém, é claro. Mas quem estava disposto a fazer algo diferente? GIDEÃO.

“Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.

Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.” Juízes 6:11-12

Para preservar algum mantimento sem que os midianitas pudessem ver, Gideão malhava o trigo no lagar. O lugar certo de se malhar trigo é num local alto, onde o vento também contribui para o trabalho, mas Gideão estava malhando o trigo no lagar! O lagar é um lugar baixo onde se pisavam as uvas para fazer vinho. Imagine o trabalho que Gideão tinha, pois fazer algo do jeito errado dá trabalho dobrado. Aliás, uma das características do inconformado é que ele não é preguiçoso. O anjo encontrou Gideão trabalhando e não inconformado em casa se lamentando.

“Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?

E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.” Juízes 6:14-15

Nem Gideão se achava valente, corajoso como o Senhor lhe havia dito. Mas Deus viu nele a disposição (até mesmo pela simples atitude de malhar o trigo no lagar), a não aceitação necessária para liderar e mudar a situação. Deus escolhe as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias. Veja bem, Gideão ainda diz ao Senhor que a família dele era a mais pobre e que ele era o menor da casa de seu pai. Pois é, era o menor, da casa mais pobre que iria liderar um exército.

 Vemos semelhanças com Davi, que era o menor dos irmãos e apascentava as ovelhas, o desprezado que virou rei e com seu exército de 400 inconformados.

Quando Davi apascentou as ovelhas e enfrentou um leão e um urso para salvar o rebanho, ninguém viu. Mas quando enfrentou Golias e o derrotou, todos viram. Quando foi ungido rei, somente sua família o viu, mas quando assumiu o trono e liderou o povo, todos viram. Quando aqueles quatrocentos homens, devedores, problemáticos foram até a caverna ninguém viu, mas quando se tornaram realmente um exército, todos viram.

Quando Gideão malhava o trigo no lagar, ninguém viu, mas quando liderou o povo e venceu a guerra, todos viram.

A exaltação é sempre maior e mais notória do que a vergonha. Você só precisa dos olhos do Senhor sobre você, isso é o que realmente importa. Quando o Senhor olhar pra você, precisa encontrar a mesma disposição, força, garra, sede de justiça, a mesma não aceitação dos problemas, o mesmo inconformismo que encontrou em Davi, nos quatrocentos e em Gideão.

 NÃO SE CONFORME!

 No amor de Cristo

 Ana Lucia Salles

Anúncios

Navegação de Post Único

2 opiniões sobre “Deus Usa Os Inconformados

  1. Marcia Lucio em disse:

    esta palavra maravilhosa verdadeiramente edificou a minha alma. glórias a Deus.

  2. Josué da Silva Gomes em disse:

    Fiquei impactado com essa mensagem Deus te abençoe sempre. Pr.josu Gomes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: