crescercomcristo

Just another WordPress.com site

Guarde o Seu Coração – Uma Abordagem para a Vida Sentimental

guarde seu coração

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23

O versículo de Provérbios 4:23 tem uma abordagem para a vida espiritual bem ampla, mas sobre isso falarei em outro artigo. Por hora, quero falar com você querido leitor, sobre a parte sentimental que podemos tirar dessa palavra.

A bíblia diz que sobre tudo o que se deve guardar, devemos guardar o nosso coração. Ninguém guarda o que não tem valor e o coração é algo muito precioso. Infelizmente é comum ouvir “mantenha seu coração aberto”, “o amor só vai aparecer se você estiver de coração aberto para recebe-lo”. Amados, uma porta aberta significa que qualquer um pode entrar, uma porta fechada quer dizer que para entrar é preciso permissão, autorização. Se devemos guardar o coração ACIMA de tudo, não podemos ficar de coração tão aberto assim para que qualquer um entre nele.

Há pessoas que embarcam nessa história de manter o coração aberto e levam isso tão à sério que acabam se machucando muitas e muitas vezes. Se vêem sendo destruídas por sentimentos que poderiam ter sido evitados pelo simples fato de ter cuidado.

Mantenha o seu coração aberto para Deus e Ele colocará em seu coração a pessoa certa para você. Percebi que quem quer se apaixonar, mantém o coração aberto demais e sempre fica na expectativa de encontrar alguém. Isso faz com que a pessoa permita que entre em seu coração paixões diversas e muitas vezes sem freio, sem discernimento, não pára nem para pensar se aquela pessoa vai lhe fazer bem ou mal. Se juntarmos isso ao fato de que estamos vivendo numa época onde impera o “parece que é mas não é” o resultado pode ser catastrófico.

Você deve ter ficado se perguntando o que eu quis dizer com o “parece que é mas não é”, vou explicar. Parece que é de Deus, mas é do mundo. Parece que é convertido, mas é só convencido. Parece que é sincero, mas é fingido. As redes sociais colaboram muito para que esse tipo de pessoa se fortaleça, pois é muito fácil parecer e não ser. Vemos belas frases de efeito, imagens bonitas, fotos na igreja e tudo isso faz parecer que a pessoa é alguém que não é. Na verdade podemos estar diante de um “crente Brastemp….não tem comparação (COM CRISTO)”.

Já expliquei aqui o que é jugo desigual e que ele existe dentro e fora da igreja. Quero reforçar para que você tome cuidado com isso. O fato de uma pessoa estar dentro da igreja e muitas vezes até com cargo, fazendo a obra de Deus (mas não necessariamente para Deus), não quer dizer que se trata de uma boa pessoa e que você terá a “segurança sentimental” que procura. Digo isso, pois vejo muita gente querendo se casar com pastores, como se o pastor fosse a personificação de Deus na terra e algumas vezes vemos pastores mais ímpios do que muitos ímpios. Talvez o “status” de ministrar e estar à frente de uma igreja, ou o “status” dos cantores do louvor impressione. As pessoas têm o costume de olhar quem está com o microfone de “baixo para cima” como se aquela pessoa fosse maior do que todos, o problema é quando aquele ministro de louvor ou o pastor começa a se achar realmente muito grande, o maioral (até maior do que Deus).

Não se impressione com dons espirituais, o Espírito Santo dá os dons a quem Ele quer, mas dom não é sinônimo de maturidade espiritual, extrema santidade e nem de experiência de vida.

Particularmente, dou mais valor para aquilo que foi provado pelo tempo e se possível pelo fogo. Para pessoas que já tem uma história com Deus, uma caminhada longa e que já passaram por problemas, que sabem o que é sofrimento e ainda assim não deixaram a Deus, se apegaram à Ele ainda mais. Por que? Simples, porque há pessoas que estão na igreja, fazem a obra (não por amor a Deus e sim por serem CARREIRISTAS) e parece tudo bem, tudo lindo, nunca passaram por nada tão difícil até que um dia surge o problema e a pessoa não sabe como lidar e abandona tudo, podendo até voltar para a vida que tinha antes de se converter. Quem caminha com o Pai, não solta a mão Dele por nada, ao contrário, se apega mais e busca mais. Quem não tem uma base sólida, vem o vento e o leva.

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” Mateus 7:24-27

 É por isso que digo: ABRA O SEU CORAÇÃO PARA DEUS E ELE COLOCARÁ DENTRO DE SEU CORAÇÃO A PESSOA CERTA NA HORA CERTA. Você abre o coração para Deus e Ele se encarrega de “dar a chave” para a pessoa preparada.

 Você olha pra pessoa e pensa: “Que lindo(a) já me apaixonei” e Deus olha pra pessoa e não vê a mesma beleza dentro dela. O lindo(a) não é o que parece. Aí você diz: “mas ele(a) está na igreja, é obreiro(a), pastor(a) etc”. O cargo pode ter a nomenclatura que for, se a pessoa não estiver fazendo a obra por amor à Deus, então não tem um cargo e sim uma carga e a qualquer momento não aguentará mais. A máscara cai. Tem gente que entra na igreja, se converte e começa a se envolver com a obra. Um belo dia descobre que já que seu trabalho secular não está bom (não estou dizendo isso daqueles que realmente foram chamados e separados só para fazer e viver da obra) e que está se destacando na igreja, ele poderia viver só disso. A partir daí começa montar uma estratégia (bajulação, fofoca e querer mostrar serviço demais) para subir rapidamente e ganhar mais e quem sabe até tomar o lugar do pastor titular ou se for o caso de sair, quem sabe levar algumas ovelhas (estilo Absalão). Se você se envolve com alguém assim, sabe como acabará essa história? Muito mal. Ir à igreja, ter um cargo, não faz de ninguém um cristão. Quanto mais se envolver com a obra por dinheiro e planejar carreira nesse meio com fins lucrativos. A raiz desse tipo de gente não está em Deus, está na própria igreja, tão enraizado na igreja que se Jesus volta, ele fica. Nem Deus se agrada disso.

 É algo muito frágil pensar: “eu gosto dele(a) e ele(a) gosta mim”. Não creio que Deus una duas pessoas pelo simples fato de gostarem uma da outra. Acredito que Deus tem a pessoa certa para cada um e que une pessoas de acordo com seu PROPÓSITO. Deus une propósitos. Nossa matemática tão lógica não é igual à de Deus. Em nossa matemática 1+1= 2, na matemática de Deus 1+1= 1….UM EXÉRCITO! Dois formam mais do que uma só carne, formam um exército à serviço do Reino. Um exército que luta junto, que cresce junto e que faz um grande estrago no inferno. Um exército com um propósito.

 Duas pessoas com propósitos diferentes não conseguem crescer juntas, um atrapalha o outro.

 Ah que poético dizer: “siga seu coração!” Amados, o coração é enganoso. Você pode se enganar ao se deixar levar por um sentimento, uma emoção sem base. Não siga seu coração, siga Jesus! O que Deus falar é o que vale, não o que você sente. Até porque, depois o sentimento passa e você comprovará o que já sabia: Deus sempre tem razão.

 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9

 Guardar significa proteger, vigiar, cuidar, evitar. Cuide de seu coração, talvez você tenha cuidado com tantas coisas e acabe deixando de lado algo tão importante quanto o coração. Não permita que pessoas entrem em sua vida para fazer estragos. Entenda bem, não estou dizendo para você se tornar um “iceberg” de tão frio, nada disso. Não há como evitar certos sofrimentos e deixar de ter sentimentos, mas aquilo que cabe a você fazer, faça. Não permita que seus sentimentos sejam brinquedo nas mãos de gente mau-caráter. Se afaste de quem precisa te diminuir e te humilhar para se sentir bem. O “bonzinho” pra você pode não ser o melhor aos olhos do Senhor. A paixão pode até ser cega mas o amor não, evite agir por impulso. Seja prudente.

Acalme seu coração e descanse, deixe que Deus escolha pra você.

Não espere ser “completado” por alguém. Seja completo com Deus. Ninguém vai te completar se você já não for completo e ninguém vai te fazer feliz se você já não for feliz. É esperar e projetar demais nossa felicidade em outra pessoa. A sua felicidade vem do Senhor. A pessoa certa chega para acrescentar, transbordar e não para “tampar buracos”.

Para isso, mais do que esperar a pessoa certa, procure SER a pessoa certa desse alguém. Há preparação para o trabalho e para tantas coisas mas é raro quem se preocupe em se preparar para o relacionamento (namoro, casamento), portanto: PREPARE-SE! Comece pedindo à Deus para curar suas emoções, seus traumas. Busque, se informe e como diz a bíblia: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8

“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” Efésios 5:18-19

 Não se envolva com qualquer um, prefira as pessoas raras, com qualidades raras, pode ser até simples, mas que não se vê com frequência. E ainda assim não espere alguém perfeito, mas não se preocupe pois, DEUS SEPARA O IMPERFEITO PERFEITO PARA OUTRO SER IMPERFEITO.

Converse muito com a pessoa, observe bem e com discernimento para saber o que é aparência e o que é essência e principalmente busque a direção de Deus.

Lembre-se de que Deus tem a pessoa certa. Você já pode estar sendo observado por sua benção.

Talvez você não possa ouvir, mas em algum lugar há alguém lhe dizendo: “ESPERE POR MIM”.

E acredite…vale a pena esperar!

 Seja feliz.

 No Amor de Cristo

Ana Lucia Salles

eles se encontraram

Navegação de Post Único

2 opiniões sobre “Guarde o Seu Coração – Uma Abordagem para a Vida Sentimental

  1. NOSSA! QUE PALAVRA IMPACTANTE e abençoadora, como é bom saber que o Senhor cuida de nós até nos mínimos detalhes, e coloca pessoas abençoadas para nos levar uma palavra de benção!!

    • Muito obrigada por suas palavras, felizmente os leitores do blog são sempre muito gentis.

      Deus te abençoe grandemente em todas as áreas de sua vida, que realize seus sonhos e os sonhos que Ele tem pra você e que derrame chuvas de bençãos sobre você e sua casa.

      Volte sempre!

      Ana Lucia Salles

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: