crescercomcristo

Just another WordPress.com site

Você é Linda! – Santidade no Vestir

voce é linda santidade

Época de festas, final de ano e só o que vemos são lojas lotadas, shoppings  cheios e muita gente comprando o que? Roupa. Por isso mais uma vez vou tocar nesse assunto que para alguns pode ser delicado e cercado de dúvidas.

Vale lembrar que há determinadas coisas que a bíblia permite e algumas igrejas proíbem.

“Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.”

I Timóteo 2:9-10

Meninas (de todas as idades), vamos à tradução:

Ataviem- se enfeitem, se vistam de maneira apropriada.

Traje honesto- digno, sério.

Com pudor- discrição, recato, sem ser vulgar, sem ficar se exibindo, sem se comprometer, se protegendo.

Modéstia- decência, reverência, sobriedade, pureza, sem ostentação, moderação.

Paulo não é contra os enfeites, as jóias, a boa aparência. Entenda que ele não está proibindo o uso de enfeites, ele está apenas ressaltando o que é mais importante. Ele dá essa orientação quanto à vestimenta para diferenciar as mulheres cristãs das outras.

Há alguns anos, fizeram uma pesquisa onde mostravam aos entrevistados, fotos de prostitutas e de “patricinhas”, socialites, universitárias etc. Resultado: a maioria não soube dizer quem era prostituta e quem não era. As roupas eram muitos parecidas, o mesmo estilo.

O mundo tem um padrão de roupa feminina (sensual, sexual, mini, micro, transparente demais, decotado demais, curto demais, exposto demais) e Deus tem o seu próprio padrão: SANTIDADE.

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4

No versículo acima, Tiago chama de adúlteros aqueles que conhecem a Deus, tem entendimento, tem um relacionamento com Deus mas, estão traindo o Senhor com coisas do mundo. Mundo não no sentido do globo terrestre, mas sim como reino de Satanás ( “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” I João 2:15-17)

A todo instante vemos mulheres tentando se destacar chamando atenção para o próprio corpo, atraindo olhares masculinos às custas de roupas sensuais/sexuais ao extremo, sob o pseudo argumento de que o Brasil é um país tropical, que está fazendo muito calor e por aí vai. Se formos pensar sob essa perspectiva, então teremos de aceitar que mulheres que moram em lugares onde a temperatura ultrapassa 40 graus , andem praticamente de biquíni nas ruas. Mas isso não tem o menor cabimento.  Veja o que acontece com muitos homens que devido à atividade profissional são obrigados a usar terno e gravata não importa a época do ano.

Não estou dizendo pra você andar totalmente coberta, até porque isso não impede os olhares, sejamos francas, a não ser que você use uma burca totalmente fechada, mas esse não é o caso. A palavra é : bom-senso, vista-se com bom-senso e com sinceridade. Olhe-se no espelho e seja honesta: “isto é apropriado? pra mim?” ” Deus se agrada disso?”.

Você é linda! Deus te fez linda, você não precisa se expor demais para um homem se interessar por você. Sair na rua (e até na igreja) usando um micro short e uma blusa super decotada e se sentir a desejada, a poderosa quando os homens olharem é muito fácil. Mas quer saber? O bom é atrair olhares mesmo estando decentemente vestida. 

Acho preocupante quando vejo igrejas dizendo que é pecado: calça, saia até o joelho,  cortar o cabelo, maquiagem, esmalte nas unhas, bijouteria, depilação etc. 

Irmãs, isso não tem base bíblia. Trata-se de distorção da palavra, Se sua igreja prega esse tipo de dogma e você não concorda, então procure outra igreja para não escandalizar quem aceita. Ninguém pode fazer parte de um grupo se não concordar com ele.

“O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.” I Pedro 3:3-4

Veja que interessante, nem Pedro condena o cuidado com a aparência, ao contrário, faz um alerta dizendo (às mulheres e aos homens) que nada no nosso exterior nem mesmo a compostura de vestidos (decência no vestir) pode ser considerado como o principal enfeite de uma mulher. O que realmente enfeita e embeleza uma pessoa diante de Deus é um espírito manso e quieto.

Homens, vocês entenderam isso? Sabe aquela mulher que você está se interessando somente pela aparência? Pois é irmão, muito cuidado, pois o que uma pessoa tem de mais precioso está dentro do coração dela. 

“A casa e os bens são herança dos pais; porém do Senhor vem a esposa prudente.” Provérbios 19:14

Procure sim, uma mulher que se cuide, que tenha uma boa aparência (até porque se ela for relaxada consigo mesma, também será com a casa e com você), mas ore para não ser enganado por aquilo que os olhos podem ver.

Amadas irmãs, quando comprar uma roupa, antes pense bem. Se você gostar de um vestido muito curto, use-o como blusa, se o vestido for longo mas muito decotado, tente colocar uma blusa ou leva-lo à costureira para transformá-lo numa saia. Calça justa com blusa curta? nem pensar. short na igreja? Convenhamos, não é lugar pra isso.

Outra coisa importante, conheço casos de mulheres que deixam de pagar contas de luz, água e gás para comprar bolsa de marca. Se esse é seu caso, ore e procure ajuda porque não é normal uma pessoa deixar a casa sem os serviços básicos e sem comida para alimentar algo que se tornou um vício. Há situações em que caminham para o divórcio devido ao estado de gravidade da situação.

Nada contra as bolsas de grife, mas só compre se puder, não faça loucuras gastando o que não pode, para comprar o que não precisa, fingindo ser quem não é para pessoas irrelevantes.

E isso digo não somente às mulheres, mas também aos homens. Àqueles que comoram carros caros sem poder, só pra mostrar para os parentes e aqueles que se endividam para manter roupas de marca e cintos de grife (sim meninos, sei que vocês gostam desses cintos) para ter status na igreja e serem aceitos por quem realmente pode ter um padrão mais elevado.

Não queira parecer quem você não é só pra agradar alguém ou ser aceito num grupo. É muito mais bonito pessoas autênticas, do que cópias mal feitas de outros que verdadeiramente o são.

Certa vez, Charles Spurgeon disse: “Londres recebe suas modas diretamente de Paris e Paris as recebe diretamente do inferno”. 

É comum entender a moda como algo “ditador”, como se todos fossem obrigados à segui-la e quem não segue é “fora de moda”.  a sua moda é você quem faz, se não está “em alta” atualmente, mas é algo atemporal e fica bem em você, pronto! Essa é a sua moda. Se está na moda do mundo, padrão do mundo, só tenho duas coisas a lhe dizer: bom-senso e santidade.

O externo reflete o interno (não pense que a roupa vai lhe salvar porque não vai). Há mulheres com saias arrastando no chão e corações imundos, vidas impuras, usam a roupa como uma máscara, estão fantasiadas de cristãs.  Mas no geral, aquilo que há dentro de nós é refletido quando nos vestimos, O modo como nos vestimos expressa quem somos.

Em nossa cultura quando vemos uma mulher com um vestido branco longo de festa e talvez um véu, entendemos que é uma noiva, quando vemos uma mulher quase nua, entendemos que se trata de uma prostituta, se avistarmos uma mulher com roupas curtas e decotadas, indecentes, entendemos que o que ela veste mostra quem ela é.

Se o seu pastor se cala, o Espírito Santo não.

No Amor de Cristo

Ana Lucia Salles

 

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: