crescercomcristo

Just another WordPress.com site

Retidão

retidao

 

Qual é o significado de “retidão” em Hebraico? Gênesis 15:16 diz: “Então (Abraão) acreditou no SENHOR; e Ele reconheceu sua retidão.” O que aconteceu exatamente?

Em Hebraico, a palavra para retidão é צְדָקָה  (pronunciada: tzedaká) e uma pessoa reta/justa é chamada de צַדִּיק  (pronunciada: tzadik). A maioria das pessoas associa a “retidão” com santidade, perfeição e vida sem pecados. Para a maioria das pessoas, o oposto de um pecador é alguém reto/justo. 

No Hebraico, a raizצ-ד-ק  que forma a palavra retidão e reto não são conectadas com santidade, mas sim com justiça, justeza e equidade. Outra palavra relacionada éצֶדֶק  (pronunciada: tzedek), que tem a ver com ações corretas, piedosas e adequadas. Ações de caridade, corretas e justas são chamadas de צִדְקוֹת (pronunciada: tzedakot) em Hebraico.

O Hebraico não tem uma palavra para caridade ou benevolência. Ao invés disso, utilizamos a palavra “retidão” צְדָקָה (pronunciada: tzedaká) para descrever essa ideia de justiça social. Quando alguém pratica a caridade para aqueles que necessitam, eles restauram a atmosfera de justiça, justeza e equidade para o mundo. 

Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: