crescercomcristo

Just another WordPress.com site

Comunicando-se com Deus

tipos de oracao

“Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras.” Salmos 17:6

Imagine ter uma linha direta com o governador e quando você liga ele lhe diz: “Que bom que você ligou!”, e lhe chama pelo seu nome. É claro que ainda que isso realmente acontecesse seria insignificante perto do valor e importância de ter acesso direto à Deus. E Deus convida você e eu para falar com ele sobre a vida, sobre as necessidades, sobre a nossa relação com Ele. Isso é fantástico.

A bíblia diz que devemos orar sem cessar; orar para não entrar em tentação, orar uns pelos outros. A oração é tão necessária à vida cristã quanto o alimento que comemos ou o ar que respiramos. (Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5:17)

Quero abordar alguns tipos de oração, já que temos vivido um tempo onde as pessoas praticam somente a petição. Ex: “Deus, me dê uma casa”, “Deus, me dê um carro”, “Deus, me dê isso..me dê aquilo, me dê, me dê…”. A lista de “me dê” é interminável, porque o ser humano é um insatisfeito por natureza. Analisemos pela seguinte perspectiva: uma pessoa começa a conversar com você e lhe diz “olá” e em seguida dispara: “Eu quero uma casa, um carro, quero ganhar mais, uma promoção no trabalho seria o ideal pra não dizer que quero mesmo é o lugar do meu chefe. Ainda não casei, se puder me arrumar uma esposa, nada demais, uma moça simples do tipo modelo e que concorde com tudo o que eu falo e faça todo o serviço de casa sozinha, sem reclamar e me receba com um belo sorriso no rosto depois de um dia cansativo no trabalho ,com o jantar pronto e sem me dar muitos gastos. Ah sim, tô de olho num barquinho, nem é tão caro, mas já ajudaria a aliviar o stress. Falando nisso, vi um relógio de marca no shopping esses dias, coisa mais linda! É de fazer inveja naquele pessoal do escritório. Aliás dá pra mandar um raio no João? Ô cara mais chato, vive me enchendo a paciência e se possível faça meu time ser campeão.”

A única coisa que você pediria a Deus depois de ouvir tanta petição seria: paciência.

Percebeu como é desagradável alguém que ora somente pedindo? Não é errado pedir, o problema é achar que oração é somente para pedir coisas à Deus. Vejamos outros tipos de oração:

 Louvor / Adoração

“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.” 
João 4:23

O louvor não é somente expressado na forma de música, mas também de oração. Louvar é o ato de enaltecer, engrandecer e exaltar alguém. Podemos citar Davi como alguém que enaltecia o nome do Senhor de forma excelente. A adoração é uma expressão de reverência, uma declaração de amor à Deus. Vejamos alguns Salmos:

“Pois tu, SENHOR, és o mais alto sobre toda a terra; tu és muito mais exaltado do que todos os deuses.”
Salmos 97:9

“Louvarei grandemente ao SENHOR com a minha boca; louvá-lo-ei entre a multidão.”
Salmos 109:30

“Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.” 
Salmos 63:4

“Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre.” 
Salmos 145:2

Outro bom exemplo de louvor e adoração é o cântico de Ana:

“Então Ana orou assim: “Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação.
“Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus.” 1 Samuel 2:1-2

Orar exaltando a Deus deve ser um ato sincero e desinteressado. Não é pra orar assim: “Oh Deus, como o Senhor é Maravilhoso…me dá um carro!”. Esse momento de adoração deve expressar em forma de palavras o que está seu coração com relação à grandiosidade de Deus, a superioridade do Senhor e ao domínio sobre sua vida.

 Ação de Graças / Gratidão

“Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz.
Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano.” Lucas 17:15-16

O versículo acima se refere à passagem dos leprosos. Dez leprosos clamaram a Jesus para que tivesse piedade deles e os curasse, mas somente um voltou para agradecer. Tal episódio chamou a atenção de Jesus: “Jesus perguntou: “Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove?” Lucas 17:17

Se você tivesse uma multidão à sua frente para alimentar com somente cinco pães e dois peixes, que tipo de oração faria? Pediria mais alimentos? Reclamaria com Deus da quantidade? Jesus passou por essa situação e simplesmente AGRADECEU.

“E Jesus tomou os pães e, havendo DADO GRAÇAS, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam.” João 6:11

Nosso Deus se agrada de um coração grato e contrito. Ainda que as situações pareçam adversas a nossos olhos, devemos agradecer, pois mesmo sem entender o porquê de tudo; sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus.

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 
1 Tessalonicenses 5:18

“Durante quarenta anos fiquei irado contra aquela geração e disse: “Eles são um povo de coração ingrato; não reconheceram os meus caminhos”. 
Salmos 95:10

“Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.” Colossenses 2:6-7

 

Confissão / Perdão / Entrega

Vamos por partes para facilitar a compreensão. Primeiro quero falar sobre a oração de entrega, oração básica de entrega de sua vida a Jesus e reconhecimento de sua condição de pecador e da necessidade de Salvação.

Essa é uma oração que normalmente é feita uma única vez, apenas por aqueles que ouviram falar de Jesus agora e o Espírito Santo convence do erro e do pecado e a pessoa entrega a vida à Cristo. Isso é bíblico sim e é uma oração que deve ser feita, não adianta só acreditar sem confessar com suas palavras. Por quê? Porque num casamento os noivos dizem sim diante de várias pessoas e testemunhas, todos ali sabem que estão casados devido ao que disseram e não pela cerimônia em si, pois poderiam dizer não no momento da pergunta crucial. A disposição de estar no local do casamento não é o bastante para considerá-los casados, há a necessidade de falar. O fato de ir a igreja não significa que uma pessoa é salva se ela não entregar a vida à Jesus (falando ainda que com suas próprias palavras) e confessar seus pecados e crer que só Ele é o Senhor. “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Romanos 10:9

“Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.” Mateus 10:32

“Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.” 
1 João 4:15

 Agora, vamos falar sobre confissão no sentido de reconhecimento do pecado e arrependimento.

“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” 1 João 1:8-9

“Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.” 
Salmos 32:5

Alguns parecem querer acreditar que não tem pecado ou se os tiver, nada como uma bela oferta para resolver o problema; mas como lemos acima, quem assim o disser já está pecando, pois mente.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23

Quando o pecado pode gerar a morte? Quando ele não é reconhecido e confessado a fim de ser perdoado por Deus. Outra questão é sobre a repetição do pecado (do mesmo pecado), muitas vezes Jesus curava a pessoa e dizia: “Vá e não peques mais.” Não é que a pessoa nunca mais iria cometer pecado, mas tratava-se daquele mesmo pecado, como no caso da mulher adúltera ou no caso do paralítico que foi descido pelo telhado, a quem Jesus disse para que não pecasse mais.  Lembra-se do que diz a Palavra de Deus? “O que roubava, não roube mais, o que adulterava, não adultere mais…”.

“Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.” Mateus 12:31

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14

Intercessão

“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e ORAI UNS PELOS OUTROS, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Tiago 5:16

“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” Mateus 5:20

A melhor coisa que você pode fazer por alguém é orar. Orar pelos amigos, orar pelos inimigos (“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e ORAI pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:44), orar por quem ama e a quem quer bem e até por quem você nem conhece.  O versículo de Tiago (Tiago 5:16) começa dizendo que devemos confessar nossas culpas uns aos outros, calma! O mundo não vai se tornar um gigantesco confessionário. Isso quer dizer que se você pecou contra seu irmão, você deve ir até ele e pedir perdão e claro, consequentemente à Deus. Não é para te envergonhar e nem é para tudo (não é, por exemplo: “ontem eu comentei com o presbítero fulano de tal que acho sua voz horrível, seu penteado estranho e seu carro tosco, me perdoe”), são situações específicas de ofensa e que trouxe consequências (pelo pecado) a pessoa e até à você e tenha a certeza que o Espírito Santo vai lhe incomodar a tomar essa atitude. O que quero ressaltar nesse versículo é justamente a instrução a orar uns pelos outros porque a oração de um justo tem efeito. Ou seja, você precisa orar não somente por você e suas necessidades, mas também por outras pessoas. Creia, pois sua oração tem efeito, não são palavras jogadas ao vento.

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas” João 14:12

Não há barreiras ou distância para a oração, ore por quem está perto e também por quem está longe, ainda que em países distantes. Jesus disse que aquele que crê nEle fará obras ainda maiores, mas para isso é claro, é necessário oração. Sem oração não se faz nada, sem buscar mais de Deus nada acontece. Ao interceder por outras pessoas não basta só boa vontade, é preciso crer, ter fé. A intercessão é benção para quem intercede e para quem recebe, todos são edificados. É guerra espiritual? Então prepare-se para interceder, muito jejum, muita consagração, muita busca de Deus.

“E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.” Tiago 5:15

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” 
João 15:12

“Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.” Colossenses 1:9

 

Petição

É errado pedir? Não é errado, o problema é somente fazer orações de petição e pior ainda, pedindo coisas vãs ou erradas e achar que Deus vai dar e acreditar nisso com base nos seguintes versículos:

E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.” Mateus 21:22

“Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” João 14:14

“E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.” João 14:13

Amados, vamos analisar um pouco. Se uma pessoa pede a Deus para acabar com o casamento de outra ou para fazer mal a outra pessoa e ainda finaliza dizendo “em nome de Jesus, amém”, é óbvio que Deus não vai atender a uma oração dessas e acredite, esse tipo de oração contrária é mais comum do que se imagina.

A bíblia não diz que é errado pedir, ao contrário diz até que devemos insistir na oração. O problema é que pedimos errado e não sabemos como pedir, por isso muitas vezes não recebemos. Nós vemos apenas uma pequena parte, mas Deus vê por inteiro e nos conhece melhor do que a nós mesmos.

“Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.”
Tiago 4:3

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:26

“Não estejais inquietos por coisa alguma; ANTES AS VOSSAS PETIÇÕES SEJAM EM TUDO CONHECIDAS DIANTE DE DEUS PELA ORAÇÃO E SÚPLICA, COM AÇÃO DE GRAÇAS.” 
Filipenses 4:6

“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS, E A SUA JUSTIÇA, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”
Mateus 6:31-34

Deus sabe de tudo o que você e eu precisamos, é claro que você pode e deve pedir o que lhe falta, clamar pelo que lhe incomoda (não é errado); o que o versículo acima (Mateus 6:31-34) fala é que não devemos ficar num estado de desassossego, de nervosismo por coisas que Deus sabe que necessitamos. Devemos primeiramente buscar as coisas de Deus (orar, jejuar, se envolver com a igreja, evangelizar, interceder etc) para que essas outras coisas nos sejam acrescentadas, não nos faltem. Porque se a nossa preocupação a cada dia for o que vamos comer, ou que nos falta isso, nos falta aquilo e por aí vai, sabe quando buscaríamos o Reino de Deus? NUNCA, porque essas questões sempre viriam em primeiro lugar. Uma passagem que ilustra bem essa questão de pedir é a em que Deus pergunta a Salomão o que ele quer, era só ele pedir que Deus lhe daria. Ele poderia pedir riquezas, bens, a morte dos inimigos e muitas outras coisas,mas pediu sabedoria e isso muito agradou ao Pai.

“E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.”
1 Reis 3:9-13

“E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.”
Mateus 6:5-8

 

ESCUTAR

“CLAMA A MIM, E RESPONDER-TE-EI, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” Jeremias 33:3

Escutar é ouvir com atenção. Não adianta você passar horas orando e não parar para escutar o que Deus fala e como Deus fala. Pode ser de forma audível, pode ser no seu coração, pensamento, em sonhos (sim, Deus ainda fala através de sonhos, mas não confunda qualquer sonho como sendo vindo de Deus, há situações específicas. Não é a forma mais comum mas ainda acontece), pode ser através de um servo, através de revelação (muito cuidado, com as famosas “profetadas”. Tem gente usada por Deus em revelação sim, mas há também os que não entregam profecia, só profetada. Quando a revelação é de Deus, realmente o que foi falado acontece e se cumpre, ainda que leve um bom tempo, se cumpre. Quando não é, simplesmente não acontece. Há profecias condicionais e incondicionais, mas isso explicarei em outra ocasião). Há tantas formas de Deus falar, basta PARAR para ouvir. Tem gente que pergunta, mas tem até medo da resposta, por isso começa a fugir de profecia e quando Deus fala a pessoa só falta cantarolar e dizer: “não estou ouvindo”, por não ser a resposta que gostaria. É maravilhoso servir a um Deus vivo e que tem prazer em nos ouvir e mais do que isso, em responder. Acho incrível saber que porque clamamos, Deus envia anjos para nos guardar e que no decorrer do dia, embora não vejamos estamos protegidos e muitas vezes Ele nos livra e nem percebemos, devido à nossa correria, falta de atenção, ingratidão e até insensibilidade.

Servimos a um Deus que fala, que responde nossa oração. Pare e ouça o que Ele tem a lhe dizer.

“Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.”
1 Samuel 3:10

“Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.” 
Salmos 34:15

*******************************

Se você não sabe orar, não se preocupe. Fale com suas palavras, o que importa é que você fale, independente de como você fala. Orar é falar com Deus aquilo que está em seu coração, fale como a um amigo querido, o melhor de todos que deseja lhe ouvir e o único que tem poder para mudar sua vida. Abra o seu coração, se derrame na presença do Senhor, Ele tem muito a lhe falar.

“Pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.” 
Efésios 6:12

No amor de Cristo

Ana Lucia Salles

Navegação de Post Único

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: