crescercomcristo

Just another WordPress.com site

Embaixadores de Cristo

“De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.” 
2 Coríntios 5:20

 É somente sobre um pequeno trecho desse versículo que quero comentar. Sobre o fato de sermos embaixadores de Cristo. Um embaixador é um representante legal de um governo junto a outro governo. É uma pessoa enviada a outro país com a missão de defender os interesses e posições do país que representa junto ao país ao qual está creditado.

Quando se representa uma empresa num evento, se fala em nome da empresa, veste-se a camisa e é preciso ser cuidadoso porque tudo o que for falado e feito poderá atrair clientes para a empresa ou até mesmo afastá-los definitivamente.

Como você tem representado o Reino de Deus nesta terra? Às vezes vemos pessoas que se dizem de Deus, se dizem cristãs, mas seus atos não condizem com a vida de alguém que representa Jesus. Ao observar comportamentos e atitudes de certas pessoas, penso que pessoas ainda não convertidas que as conhecem bem, dificilmente vão chegar a Cristo através da vida delas. Vejamos um exemplo claro:  uma pessoa que se diz cristã e nos negócios trapaceia, rouba e engana a fim de obter lucro a qualquer custo. Quem a conhece e sabe de sua forma desonesta de negociar, não vai querer nem pisar numa igreja porque pensa “O que vou fazer lá? Só deve ter gente desonesta.”

É claro que isso é um pensamento errado, não se pode julgar todos pelas atitudes de alguns, mas é o que acontece. É um erro pensar que se representa Jesus pelo simples fato de falar “sou cristão” e pronto. Você representa o Reino de Deus não só quando fala de Jesus a quem ainda não o conhece, não somente quando convida alguém para ir à igreja, mas principalmente quando não fala nada e demonstra a diferença com sua vida. Se você diz a alguém que Deus é amor, que Jesus nos ama, mas você mesmo trata a todos com indiferença, diz grosserias; não ora por ninguém e não se importa com o sofrimento alheio, então que amor é esse? O amor não é egoísta, quanto mais o amor de Deus.

Um embaixador de Cristo deve ter uma vida condizente com aquilo que anuncia, ele representa o Reino de Deus e a bíblia diz que nós somos a luz do mundo, o sal da terra, portanto os embaixadores de Cristo devem se destacar em meio a um mundo corrompido pelo pecado. Devem trazer algo novo, amor pelas vidas e buscar os interesses do Pai.

“NÃO OUÇO O QUE VOCÊ FALA, PORQUE SEI QUEM VOCÊ É.”

Nossas vidas são constantemente observadas e não pense que ninguém repara no que você faz, pois repara sim. O mundo quer ver em nós a diferença, quer ver um pouco do lugar e de quem nós dizemos representar. Muito cuidado com suas atitudes, é muito fácil querer ser boca de Deus só que se o que você fala não condiz com quem você é, ninguém dará valor algum ao que ouve de você. É como lançar palavras ao vento.

Há uma tênue linha que separa o que dá certo do que é certo. Nem tudo que dá certo é certo. O mundo sempre vai optar pelo que dá certo, mas o que se espera de um representante de Cristo é que escolha o que é certo, pra isso existe discernimento.

“Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
Não são do mundo, como eu do mundo não sou.”
João 17:14-16

Um embaixador nunca será alguém natural do país a que foi enviado, sempre será um representante, um peregrino naquele lugar. Nós não somos do mundo, não pertencemos ao mundo, mas estamos (temporariamente) no mundo. A passeio? Por acaso? Pra levar uma vida mundana, se adaptar e ser como os do mundo? NÃO. Estamos aqui para anunciar as boas novas, trazer luz, fazer a diferença, representar a Cristo e defender os interesses do Pai.

Um embaixador de Cristo precisa ser alguém a quem as pessoas olhem sua vida e digam “Essa pessoa tem algo de diferente, quero ser assim, quero ir pra esse lugar que ele tanto diz.”

Até quem não conhece a Cristo, reconhece quem é de Cristo facilmente quando vê na pessoa virtude e os frutos do Espírito (amor, alegria, paz, longanimidade, mansidão, domínio próprio, fidelidade, bondade) e também justiça. Os frutos do Espírito nos molda a semelhança de Cristo e cada vez mais nos diferencia das obras da carne (Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Gálatas 5:19-21).

Agora, já sabendo das funções de um embaixador, analise se você tem feito sua parte corretamente, se tem representado a Deus ou simplesmente se misturado ao mundo. Se sua vida tem servido para glorificar o nome do Senhor ou envergonhar o Reino com atitudes que o tornam igual a qualquer um que não diferencia o vil do precioso, o sagrado do profano. Um embaixador do Reino não apenas fala em nome de Cristo, ele deve viver de forma tal a atrair pessoas para Aquele que o enviou.

“Assim respondeu o Senhor: “Se você se arrepender, eu o restaurarei para que possa me servir; se você disser palavras de valor, e não indignas, será o meu porta-voz. DEIXE ESSE POVO VOLTAR-SE PARA VOCÊ, MAS NÃO SE VOLTE PARA ELES.” 
Jeremias 15:19 (Bíblia NVI)

 

No amor de Cristo

Ana Lucia Salles

Navegação de Post Único

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: