crescercomcristo

Just another WordPress.com site

O Cristão e a Influência da TV

Depois de muito ouvir comentários sobre final de novela, começo de novela e personagens de novela e também sobre se é pecado ou não assistir; resolvi escrever sobre o assunto. Vamos com calma, não pegue o martelo para quebrar sua TV achando que ela é a janela do inferno que está dentro de sua casa e também não se anime pensando que irei defender a TV a ponto de achar normal deixar de ir a igreja pra ficar assistindo novela ou seja lá o que for. Nem tanto ao ar e nem tanto ao mar, ache um meio termo, segura na mão de Deus e vai!

A TV como qualquer outra mídia tem um alto poder de persuasão, é claro que no caso da TV junta-se som e imagem que hoje são associados a poderosos recursos como imagens que saltam da tela e parecem vir em nossa direção (no caso das TV’s 3D) e tudo isso eleva ainda mais a influência da TV. Com relação a programação, temos de tudo um pouco mas uma boa parte é cultura inútil (nada contra isso, até porque gera divertimento em alguns casos) e também muito lixo audiovisual (à isso sou contra).

Mas sei que a dúvida ainda paira em sua mente, então vamos á ela: Afinal, é pecado ou não assistir TV e até novela?

Não é pecado. Com base em que?

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” 1 Coríntios 6:12

Isso quer dizer que: Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas as coisas me são úteis, proveitosas, decentes, convenientes ou adequadas fazer. E de todas as coisas que me são permitidas, NÃO ME DEIXAREI DOMINAR POR NENHUMA DELAS.

Portanto, assistir TV e novela é lícito? É. Convém? Essa é uma questão que somente você poderá responder, de acordo com vários fatores: sua criação, seus preceitos, seus limites etc. Veja que a bíblia é clara, até pelo que nos é lícito não devemos nos deixar dominar. A novela e qualquer programa se torna um grande problema quando: você deixa de fazer algo pra assistir, principalmente quando você deixa de ir à igreja pra ver novela. Quando você deixa que os exemplos errados da novela influenciem seu comportamento; imitando atitudes, falas; vestuário e comportamentos que são do mundo e não convém a um cristão. Quando você segue o que está sendo exposto ali como sendo seu exemplo de vida. Se isso ocorre, então você está se deixando dominar pela TV e pelo que assiste.

Se você acha que pode ver de tudo e sair sem ser afetado, lamento discordar, mas não pode. Seria como se uma pessoa convertida que abandou os caminhos do mundo e segue a Jesus, dissesse que pode voltar a frequentar os bares com a mesma roda de “amigos” e beber sem se tornar um alcoólatra. A pessoa foi liberta? Com certeza, mas então pra quê voltar a se misturar num ambiente que não faz parte da vida de um cristão? Saudade do mundo? Ou seria o fato de querer se testar ou achar que é espiritual demais e está acima de qualquer tentação ou queda?

Um comercial de TV está sendo veiculado ali não para mera apresentação do produto e sim para te influenciar e persuadir a comprar. Da mesma maneira que qualquer coisa apresentada ali pode te influenciar, não estou dizendo que você seja uma pessoa fraca, mas em algum momento você será afetado pelo que vê.

Quero citar um exemplo do poder da influência das mídias. Em 30 de Outubro de 1938, em Nova York, foi feita uma transmissão de rádio de uma adaptação da novela radiofônica inglesa A Guerra dos Mundos. A novela era sobre uma invasão alienígena na Terra que estava destruindo diversos lugares dos Estados Unidos.Vários atores participaram fazendo papéis como o professor de um observatório, locutor no local onde havia pousado a nave espacial e muitos outros. A transmissão foi recheada de recursos sonoros como sirenes de polícia, gritos de medo, músicas que davam o tom de suspense e uma locução brilhante. Era de um realismo espetacular. Algo inesperado foi a reação do público que teve as mais desvairadas reações, desde fugas apressadas a choros e orações. A transmissão foi encerrada da seguinte forma: “Este sorridente e globular invasor da sua sala de estar é um habitante do país das abóboras e se baterem a sua porta e não houver ninguém lá, não é nenhum marciano…é Halloween!”. A brincadeira de uma novela causou pânico nas pessoas.

O comportamento da população foi totalmente influenciado pela transmissão da novela radiofônica. Uma das explicações dadas para justificar o desespero e o medo, era o fato da insegurança gerada pelo clima de pré-guerra européia e a instabilidade política da época.

A fragilidade coletiva permitiu que muitas pessoas acreditassem que a novela era real, apesar de ter sido anunciado no início e no intervalo que se tratava de uma dramatização. Hoje, milhões de pessoas assistem TV e podem não estar vulneráveis por um motivo coletivo, como ocorreu na transmissão da novela radiofônica; mas individualmente podem ter fragilidades que as levem a aceitar e imitar o que vêem na TV. De comportamentos agressivos à influências sexuais, tem de tudo.

Vejamos três versículos que se completam e se explicam à respeito disso:

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” 
Romanos 10:17

 “Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.” 
Mateus 15:18

 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” 
Filipenses 4:8

No primeiro versículo, lemos que a fé vem pelo ouvir e no segundo diz que o que contamina o homem é o que sai da boca porque procede do coração, já o terceiro versículo diz para pensarmos em tudo que há alguma virtude. Um dia você ouviu falar de Jesus e o aceitou, é porque isso produziu dentro de você fé e arrependimento, porque o Espírito Santo tocou em seu coração. Você foi alimentado pela palavra que ouviu e isso gerou a fé. Para crescer na fé e gerar frutos, você se alimenta de mais Palavra, se alimenta do que lê, do que vê e ouve sobre os ensinamentos de Jesus, portanto é influenciado por isso. Qual a necessidade do versículo de Filipenses dizer até no que devemos pensar? É porque assim abastecemos nossa mente e nosso coração com coisas boas para que isso gere dentro de nós virtude e atitudes condizentes com nossa nova vida. Se pensássemos em violência, vingança, ódio, raiva, pornografia, palavras ofensivas o tempo todo, o que isso geraria em nós?

Percebe como o que pensamos, ouvimos, lemos e vemos nos afeta?

“Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.”
Colossenses 3:5-10

Uma questão preocupante com relação a essa nova novela é que muitos cristãos ainda no “leite da palavra” podem começar a direcionar suas orações a um “santo”, achando que ele é mais um, além de Jesus, que pode interceder por eles junto a Deus. E com isso comecem a levar pra dentro de casa uma fé distorcida e um caminho errado.

Jorge, nasceu na antiga Capadócia, região que hoje pertence a Turquia, era filhos de pais cristãos e foi capitão do exército romano. Certa vez o imperador planejava matar todos os cristãos e Jorge levantou-se no meio da suprema corte, com ousadia e disse que os ídolos que eles adoravam nos templos eram falsos deuses e que Cristo é Deus e Senhor. Questionado sobre o porque de tanta ousadia ao falar de sua fé, Jorge respondeu: “A VERDADE É MEU SENHOR JESUS CRISTO, A QUEM VÓS PERSEGUIS, E EU SOU SERVO DE MEU REDENTOR JESUS CRISTO, E NELE CONFIADO ME PUS NO MEIO DE VÓS PARA DAR TESTEMUNHO DA VERDADE”.

O imperador disse a ele que só teria uma maneira de continuar vivo, que era negar a sua fé em Jesus e passar a adorar os ídolos. Jorge não cedeu e foi torturado de diversas maneiras e a cada tortura o imperador perguntava se ele negava a fé, ele não negava. Então, o imperador mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus. Muitas pessoas passaram a crer em Jesus por causa da pregação de Jorge.

Portanto, Jorge foi sim alguém digno e que condenava a crença em ídolos e nunca negou a Jesus. Jorge foi um mártir, mas sua morte não fez dele um ídolo, algo que ele mesmo condenava. Há muitos mártires, muitos morreram porque não negaram a Jesus, outro grande exemplo é John Huss; um reformador. Para Huss, a autoridade de um líder religioso deveria vir de seu caráter e não de sua posição. Foi ameaçado para reconsiderar seus escritos contra os preceitos da época, mas não voltou atrás e foi fiel à Jesus. John Huss foi queimado vivo e morreu cantando.

“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.” 
1 João 5:21

Nenhum mártir se torna intercessor ao lado de Deus por nós, entenda isso. Por melhor que a pessoa fosse, e por mais honradas intenções que tivesse e independente até do modo como foi morto, não há outro intercessor, somente JESUS.

“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” 
Hebreus 7:25

 “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”
João 14:13-14

Não se deixe influenciar por tudo o que vê na TV ou em qualquer outro veículo de comunicação. Agora se você pergunta: “Posso assistir TV?” Sim, pode. “Posso ver de tudo?” Pode, mas não deve.

Tente selecionar o que vê, tanto na TV quanto na internet e até o que lê. Se vai te contaminar, se não vai te fazer bem, se você sabe que vai te influenciar a ter atitudes erradas e um comportamento que não agrada à Deus, então amado… aperte o botão e mude de canal ou desligue. Filtre o que você vê, não são só crianças que não podem assistir de tudo, adultos também precisam ter consciência de que há certas coisas que não agregam. Se um bom livro te faz bem e te inspira, então um livro com texto duvidoso também te afetará. Se uma boa música te eleva o espírito, o que pode fazer uma música que incita a destruição? Causa incômodo, mal-estar. Um quadro é feito para causar alguma reação em quem o vê, se você ficar olhando todos os dias para uma pintura de morte, que pensamentos e sentimentos isso lhe trará?

Não é sinal de fraqueza filtrar o que vê, é sinal de inteligência e autocontrole (porque a carne conspira contra o espírito). Cristo nos chamou para a liberdade sim, você é livre para assistir o que quiser, desde que isso não o leve para longe dos caminhos do Senhor.

Você é dono da TV ou ela é dona de você?

“Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” 
Colossenses 3:2

No Amor de Cristo

Ana Lucia Salles

Navegação de Post Único

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: