crescercomcristo

Just another WordPress.com site

Marcas da Alma

O tempo deixa marcas físicas em nós e certas situações da vida nos deixam marcas na alma. É praticamente impossível passar a vida sem elas, sejam boas ou más elas existem e fazem parte de nós; muitas vezes contribuíram para nos tornar quem somos. Quem tem uma cicatriz no corpo lembra do dia em que algo aconteceu para que ela estivesse ali, os sinais do tempo em nós também nos fazem ver que não somos mais os mesmos de antes. Não somos a mesma pessoa da foto de infância, nem os mesmos do ano passado. Fisicamente, psicologicamente ou até espiritualmente, estamos em constante mudança e devemos buscar com afinco esse avanço.

Quando paramos para refletir mais a fundo sobre a vida, vemos que nossas alegrias mais fortes e nossos sofrimentos mais intensos nos deixaram marcas.

Dia desses comecei a questionar se essas marcas realmente são necessárias e cheguei à conclusão de que sim, são extremamente necessárias. As situações da vida não pedem licença, simplesmente invadem e nos deixam marcas na alma. Tenho certeza que você lembra de algumas coisas que aconteceram em sua vida e que lhe marcaram, seja o nascimento de um filho, a perda de um familiar; alguém que passou por sua vida; uma premiação; uma doença, a cura, uma superação ou o dia em que aceitou Jesus ou até mesmo o dia de seu batismo nas águas.

Tudo isso teve um motivo, cada sorriso e cada lágrima não foram em vão. Se você tem marcas é porque situações aconteceram, tenho certeza que você foi se modificando a cada nova marca. E é justamente essa a intenção: modificar, transformar. Nosso objetivo como cristãos é a cada novo dia nos parecer mais com Cristo. Creio ser raro quem acorde a cada manhã e espontaneamente diga: “o que farei hoje para me parecer com Jesus?”

“E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada.” 
1 Coríntios 9:17

Mas quando situações acontecem, quando os problemas surgem, imediatamente oramos e passamos longos períodos buscando à Deus, querendo uma solução rápida quando a dor é muita. Clamando pelo bálsamo e por refrigério. E cada situação ou problema nos obriga a ter uma reação e isso gera em nós transformação.

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”
Romanos 5:3-5

Refletindo sobre a vida, percebi que as coisas boas me deixaram marcas tão alegres que até hoje me fazem sorrir ao lembrar. Os problemas, as situações difíceis também me deixaram marcas e não reclamo por tê-las, porque ao lembrar de cada uma delas também lembro de cada livramento, cura e promessas de Deus pra mim. As marcas me tornaram quem sou hoje, mas todos nós, eu e você, continuaremos em constante transformação e aperfeiçoamento. As marcas servem para nos tornar mais parecidos com Jesus. Para lembrarmos de nossa caminhada e de que nunca estivemos sozinhos. Servem também para que outras pessoas nos vejam como amigos de Deus, como aqueles a quem Deus abençoa, anda junto e reveste de força para superar cada situação ruim.

Nem sempre a vida nos oferece flores, muitas vezes temos de lidar com os espinhos. Mas que até os espinhos sirvam pra produzir em cada um de nós os frutos do Espírito e nos permita ser a semelhança de Cristo, na paciência, no amor ao próximo, na bondade, na fé, na oração, na caridade, no zelo pela obra de Deus, na maneira de falar e de viver.

 “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.”
Gálatas 5:22-23

No versículo de Gálatas (“Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.” Gálatas 6:17), a palavra “marca” usada por Paulo tem origem na palavra “stigma” que quer dizer marca no sentido de ser propriedade de alguém. Deus quer que sejamos marcados a ponto de sermos identificados como sendo propriedades do Senhor, para que não sejamos senhores de nossa própria vida.

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”
Gálatas 2:20

Cada marca em nós deve nos lembrar de que Deus está agindo em nossa vida, que está no controle e está nos moldando para sermos à semelhança de Cristo. Seremos moldados por toda nossa vida, não importa sua idade, a obra ainda não acabou.

Para que sejamos conhecidos até pelo inimigo como sendo pertencentes ao Senhor.

“Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude.” 
1 Coríntios 4:20

“Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”
Efésios 4:13

 No Amor de Cristo

 Ana Lucia Salles

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “Marcas da Alma

  1. claudia em disse:

    Amei esse texto,foi profundo e me trouxe cura

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: