crescercomcristo

Just another WordPress.com site

Quem é Você Diante do Dinheiro?

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” 
1 Timóteo 6:10

A bíblia diz que não é o dinheiro a raiz de todos os males, mas sim o amor ao dinheiro. Pra se conhecer bem as pessoas e até a si mesmo há duas formas eficazes: estar numa situação financeira muito boa ou estar numa situação muito ruim. Ganhar muito ou perder tudo.

Quando uma pessoa está muito bem de vida, dispondo de dinheiro, poder, fama ou influência, fatalmente ela atrai os interesseiros e “afasta” os invejosos. No caso de perder tudo, ocorre o contrário: afasta os interesseiros e atrai os invejosos.  Os invejosos e os interesseiros sempre vão existir, mas agirão de acordo com a situação. O rico ou influente vai ser como mel para os interesseiros que rapidamente se associarão a ele sempre na expectativa de se dar bem em algum momento. Mas serão os primeiros a se afastar ao mínimo sinal de falência. Os invejosos também estarão por perto, alguns de forma mais distante pelo fato de não suportarem ver a prosperidade alheia.

O pobre afasta os que na riqueza haviam se aliado a ele por interesse e atrai os invejosos que se mostram muitas vezes até condolentes com a situação, mas que na verdade querem acompanhar de perto a pessoa que agora está numa situação igual ou pior do que a deles, a fim de saber se voltará a se reerguer. Exatamente como um urubu que fareja carniça, o invejoso fareja desgraça.

O dinheiro parece “mudar” as pessoas diante dele e até pela simples idéia ou possibilidade de possuí-lo. Quer conhecer bem uma pessoa? Dê muito dinheiro e poder a ela ou lhe tire tudo. É fácil ao rico com sua mesa farta citar a bíblia e dizer: “nem só de pão viverá o homem”. Mas será que ele diria isso da mesma forma e com a mesma intensidade na pobreza e lhe faltando o pão? Alguns enlouquecem porque não sabem quem são sem uma vida regalada. Se você é uma pessoa que está bem financeiramente, pense em que tipo de pessoa você seria sem dinheiro. Permaneceria igual? Se tirar o dinheiro o que sobra de você? Seus valores éticos, morais e religiosos permaneceriam em você? Seu ânimo e seus supostos amigos, seriam iguais?

Se você é uma pessoa sem recursos, se tivesse muito dinheiro quem você seria? Teria a mesma fé ou esqueceria de Deus? Casas na praia ou no campo seriam desculpas para não ir com frequência à igreja?

Conheço pessoas que mudam de acordo com a conta bancária delas e de outras pessoas. Mas felizmente também conheço pessoas que não se alteram diante do dinheiro. Pessoas que disseram a Deus “eu te amo” com a conta bancária que muitos gostariam de ter e também disseram “eu te amo” com a mesma verdade numa situação terrível. Disseram “nem só de pão viverá o homem” com a mesa farta e disseram “nem só de pão viverá o homem” com a dispensa vazia.

Por isso pergunto, quem é você diante do dinheiro? Quem determina o tamanho de seu amor ao Senhor, sua fé ou sua conta bancária?

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” 
Mateus 6:24

Você serve a Deus ou ao dinheiro?

Infelizmente vemos pessoas dispostas a tudo por dinheiro. Por que lhes falta? Não, porque querem cada vez mais. Parece não haver limite, pois muitos se vendem a preceitos contrários à Palavra de Deus, por uma boa quantia.

Nessa guerra financeira parece valer tudo. Vale enganar, mentir, trapacear e ir contra Deus. Vale vender a alma por trinta moedas ou quem sabe por uma conta mais recheada na Suíça. Vale vender a fé.  Por algumas moedas Judas traiu Jesus, por um bom dinheiro muitos andam num caminho que não é o de Deus.

Caminhando com um pé no mundo e outro na igreja, não pense que chegará ao céu. Deus ama corações retos, mãos limpas, joelhos que não se dobram a outros deuses. Seu coração e sua vida tem sido um altar a Deus ou ao dinheiro?

“A minha justiça me apegarei e não a largarei; não me reprovará o meu coração em toda a minha vida.”
Jó 27:6

Aos que vendem a própria fé, a alma, colocam um valor monetário na salvação e se corrompem, pensa que o céu os espera?

Lamento dizer, mas esse dinheiro foi seu prato de lentilhas.

“E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.” 
Gênesis 25:34

“Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume.” 
Provérbios 30:8

No Amor de Cristo

 Ana Lucia Salles

Navegação de Post Único

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: