crescercomcristo

Just another WordPress.com site

Você Está Cercado!

Uma das maneiras que o inimigo usa pra tentar nos derrotar é nos sitiar. Sitiar é cercar, rodear. Ele sabe que não consegue derrotar uma pessoa forte, por isso ele tenta enfraquecer a pessoa para que se torne uma presa fácil.

Para que fique bem claro em sua mente, imagine a seguinte situação: dois lutadores num ringue de luta, um deles sabe que não terá a mínima chance contra o outro e para tentar derrotá-lo começa a deixá-lo cansado. Pequenos golpes, muita movimentação e sem chance de contra-ataque. Para que depois de muito cansaço, ele com um golpe fatal possa então contra o adversário.

É exatamente assim que o inimigo age muitas vezes, ele cerca com situações cansativas para que você enfraqueça e até desista.  É ele quem lança em sua mente pensamentos negativos para que você pense que Deus não vai agir, que nada vai acontecer, que você é um coitado mesmo e que não terá chance alguma. Tudo que ele quer é que você enfraqueça e desista. Mas Deus diz: “Não pare de lutar”.

A estratégia do inferno é te seduzir com a facilidade, te dizendo: “pra que servir a Deus? Olha lá, não está adiantando nada. Cai fora disso. Veja como é fácil a vida de quem está no mundo.”

“E aconteceu no ano décimo quarto do rei Ezequias, que Senaqueribe, rei da Assíria, subiu contra todas as cidades fortificadas de Judá, e as tomou.
Então o rei da Assíria enviou a Rabsaqué, de Laquis a Jerusalém, ao rei Ezequias com um grande exército, e ele parou junto ao aqueduto do açude superior, junto ao caminho do campo do lavandeiro.”
Isaías 36:1-2

“Porém se me disseres: No SENHOR, nosso Deus, confiamos; porventura não é este aquele cujos altos e altares Ezequias tirou, e disse a Judá e a Jerusalém: Perante este altar adorareis?
Ora, pois, empenha-te com meu senhor, o rei da Assíria, e dar-te-ei dois mil cavalos, se tu puderes dar cavaleiros para eles.”
Isaías 36:7-8

“Então disseram Eliaquim, Sebna e Joá a Rabsaqué: Pedimos-te que fales aos teus servos em siríaco, porque bem o entendemos, e não nos fales em judaico, aos ouvidos do povo que está sobre o muro.” 
Isaías 36:11

“Nem tampouco Ezequias vos faça confiar no SENHOR, dizendo: Infalivelmente nos livrará o SENHOR, e esta cidade não será entregue nas mãos do rei da Assíria.
Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Aliai-vos comigo, e saí a mim, e coma cada um da sua vide, e da sua figueira, e beba cada um da água da sua cisterna; até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa; terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas.
Não vos engane Ezequias, dizendo: O SENHOR nos livrará. Porventura os deuses das nações livraram cada um a sua terra das mãos do rei da Assíria?”
Isaías 36:15-18

Judá estava sendo atacada, e o adversário é ousado e fala ao povo com palavras ditas no idioma judaico e não no idioma deles, para que todo o povo da cidade pudesse entender e se amedrontar. Cidade cercada, o inimigo amedrontando o povo, dizendo que Deus não iria livrá-los, falando para não ouvirem o rei Ezequias e que o melhor é se entregarem.

“E aconteceu que, tendo ouvido isso, o rei Ezequias rasgou as suas vestes, e se cobriu de saco, e entrou na casa do SENHOR.” Isaías 37:1

“E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o SENHOR: Não temas à vista das palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram. Eis que porei nele um espírito, e ele ouvirá um rumor, e voltará para a sua terra; e fá-lo-ei cair morto à espada na sua terra.” Isaías 37:6-7

Ao ouvir as palavras de seu adversário, Ezequias não se entrega, ele se humilha perante o Senhor e o busca e a resposta veio através do profeta Isaías. Mas o inimigo não desiste fácil, veja a afronta:

“E, ouviu ele dizer que Tiraca, rei da Etiópia, tinha saído para lhe fazer guerra. Assim que ouviu isto, enviou mensageiros a Ezequias, dizendo:
Assim falareis a Ezequias, rei de Judá, dizendo: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue na mão do rei da Assíria.” 
Isaías 37:9-10

“Eis que já tens ouvido o que fizeram os reis da Assíria a todas as terras, destruindo-as totalmente; e escaparias tu?” 
Isaías 37:11

Mas Ezequias não se abateu nem se conformou, novamente ele vai ao Senhor:

“Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros, e lendo-as, subiu à casa do SENHOR; e Ezequias as estendeu perante o SENHOR.
E orou Ezequias ao SENHOR, dizendo:
O SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
Inclina, ó SENHOR, o teu ouvido, e ouve; abre, SENHOR, os teus olhos, e vê; e ouve todas as palavras de Senaqueribe, as quais ele enviou para afrontar o Deus vivo.
Verdade é, SENHOR, que os reis da Assíria assolaram todas as nações e suas terras.
E lançaram no fogo os seus deuses; porque deuses não eram, senão obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.
Agora, pois, ó SENHOR nosso Deus, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra, que só tu és o SENHOR.” 
Isaías 37:14-20

A estratégia do inimigo é te cercar, te amedrontar até você cansar e desistir. Te fazer pensar que nem Deus vai te livrar. A sua arma contra ele é a sua fé. É assim que se luta, você ora, clama, jejua; vai à igreja e trabalha na obra. Porque você sabe que ainda não aconteceu, mas Deus não te esqueceu. Ele trabalha em silêncio, você pode não ver, mas Ele está agindo.

“Esta é a palavra que o SENHOR falou a respeito dele: A virgem, a filha de Sião, te despreza, de ti zomba; a filha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás de ti.
A quem afrontaste e blasfemaste? E contra quem alçaste a voz, e ergueste os teus olhos ao alto? Contra o Santo de Israel.”
Isaías 37:22-23

“Porém eu conheço o teu assentar, e o teu sair, e o teu entrar, e o teu furor contra mim. Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua arrogância subiu até aos meus ouvidos, portanto porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio nos teus lábios, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste.” 
Isaías 37:28-29

Se você tem se sentido cercado de problemas, afrontado a ponto de não aguentar, clame ao Senhor porque Ele é Deus pra mudar toda e qualquer situação adversa ainda que no último minuto.

“Sucedeu, depois disto, que Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntando todo o seu exército, subiu e cercou Samária. E houve grande fome em Samária, porque mantiveram o cerco até que se vendeu uma cabeça de jumento por oitenta siclos de prata, e a quarta parte dum cabo de esterco de pombas por cinco siclos de prata.”
2 Reis 6:24-25

Repare no versículo citado acima que Samaria foi cercada a ponto de haver fome, não havia mais alimentos naquela cidade. Para que ao enfraquecer, o exército pude atacar sem que houvesse resistência. Para chegar ao ponto de faltar alimentos, certamente Samaria não foi sitiada por poucos dias.

“Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do Senhor; assim diz o Senhor: Amanhã, por estas horas, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria. Porém o capitão em cujo braço o rei se apoiava respondeu ao homem de Deus e disse: Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu, poderia isso suceder? Disse Eliseu: Eis que o verás com os teus olhos, porém não comerás.”
2 Reis 7:1-2. 

Você pode até estar cansado, mas nunca deve duvidar do poder de Deus. O capitão que duvidou de que Deus poderia mudar a situação de Samaria, viu mas não experimentou a prosperidade que estava por vir.  No dia seguinte, Deus fez o sírios ouvirem um barulho de carros e cavalos, de modo que pensaram que o rei de Israel vinha contra eles com um grande exército. Na pressa de fugir, eles deixaram ali suas tendas, prata, ouro, alimentos. Tudo o que havia no exército inimigo, foi tomado pelo povo de Samaria.

“E foram após ele até o Jordão; e eis que todo o caminho estava cheio de roupas e de objetos que os sírios, na sua precipitação, tinham lançado fora; e voltaram os mensageiros, e o anunciaram ao rei.
Então saiu o povo, e saqueou o arraial dos sírios. Assim houve uma medida de farinha por um siclo e duas medidas de cevada por um siclo, conforme a palavra do Senhor.” 
2 Reis 7:15-16

Ainda que você não esteja vendo, saiba que o inimigo pode estar te cercando de todas as formas, mas o Senhor não te deixa só nessa batalha. Ele envia anjos para te guardar, ainda que você esteja numa cova com leões ou numa fornalha ardente. Nessa luta contra as setas inflamadas do maligno, você tem um Deus que luta por você, que dá ordem os anjos por você, que muda situações impossíveis por você. Não se deixe levar por palavras que só tem a intenção de te fazer cair, te fazer parar.

O inimigo pode estar te cercando e você até sente essa pressão ainda mais forte por causa do cansaço da situação, mas peça a Deus que abra os seus olhos para ver o que Ele tem feito por você. Para ver o quanto Ele tem lhe guardado e você nem imagina. Talvez você nem saiba de tudo o que Deus já te livrou.

Quando o inimigo soprar no seu ouvido: “Desista, você está cercado!”, lembre-se do que Deus está dizendo: “Não pare de lutar, Eu estou contigo!”. Isso já lhe basta para vencer.

O inimigo está te cercando do lado de fora, mas quando Deus está do lado de dentro não há o que temer.

“Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais vieram de noite e cercaram a cidade.
Tendo o moço do homem de Deus se levantado muito cedo, saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros. Então o moço disse ao homem de Deus: Ai, meu senhor! que faremos?
Respondeu ele: Não temas; porque os que estão conosco são mais do que os que estão com eles.
E Eliseu orou, e disse: Ó senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu.”
2 Reis 6:14-17

No amor de Cristo

Ana Lucia Salles

Navegação de Post Único

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: