crescercomcristo

Just another WordPress.com site

O Processo do Milagre

Querido leitor, talvez o título desse artigo o leve a pensar que Deus é burocrático e que está preparando a papelada pra você assinar e assim receber o milagre, mas não é isso.

Assim como a lagarta passa por um processo de transformação para virar borboleta, você também passa por um processo semelhante até estar pronto para receber o milagre. Vou citar quatro etapas que identifiquei como básicas, mas Deus não trabalha da mesma maneira com todos, porque simplesmente as pessoas não são iguais.  Todos devem passar por essas quatro etapas, mas há os que precisam ser transformados em áreas específicas e Deus sabendo disso age de forma personalizada naquela área exata para que a pessoa mude, cresça e esteja pronta para avançar. Por exemplo, alguns se apegam demais ao passado, Deus vai trabalhar nessa pessoa de uma forma para que ela pare de desejar o que passou e passe a enxergar o que está por vir. Vai prepará-la para receber o novo e dar valor a isso. Enquanto a pessoa continuar desejando o Egito, Deus não dará a terra prometida. Ela vai passar sim por essas quatro etapas que citarei, mas além dessas terá outras de acordo com a necessidade pessoal de transformação.

As quatro etapas do processo são: fidelidade, quebrantamento, obediência e perseverança.

 FIDELIDADE

Qual é a melhor maneira de demonstrar que ama alguém, dizer “eu te amo” e trair e enganar essa pessoa ou dizer “eu te amo” e ser fiel?

 Quem diz “eu te amo” mas trai e engana, está dizendo palavras vazias. Palavras são muito fáceis de serem ditas, porém nem sempre são verdadeiras ou sentidas. Você pode enganar a todos e até tentar enganar a si mesmo, mas não consegue enganar a Deus.  Vejamos dois tipos de infidelidade: o roubo e a traição.

 “Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.” Malaquias 3:7-12

Não há em nenhuma outra parte da bíblia versículos semelhantes a estes, onde Deus diz claramente “Fazei prova de mim”. Deixa claro que abençoará e chama a responsabilidade totalmente pra si, por que dizer “fazei prova de mim” é algo muito sério.  Deus não precisa do seu dinheiro, Deus não quer o seu dinheiro, mas o ato de dizimar e ofertar mostra a sua FIDELIDADE e é isso que Deus quer ver em você. Porque dizer “te amo meu Deus” sem uma atitude concreta, sem demonstração de amor é pouco. Deus diz que te ama e demonstra isso à você todos os dias. Se você está lendo esse artigo é porque acordou hoje e teve força para levantar e estar à frente desse computador, se Deus não tivesse cuidado de você, certamente você não estaria aqui. O corpo humano possui veias tão finas quanto um fio de cabelo, se uma delas só uma se romper é fatal, mas Deus cuida de você e controla cada célula em seu corpo. Você nada pode fazer por si mesmo.

Se você trabalha e se acha muito bom no que faz a ponto de pensar “ah mas o que Deus tem haver com meu trabalho? Lá quem manda sou eu!”, quero lembrar-lhe que: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” Salmos 127:1

Se o Senhor não te abençoar você não faz nada, não ganha nada e o que ganha é como guardar dinheiro em bolso furado. Acaba gastando tudo com remédios e coisas que quebram o tempo todo. O dízimo é 10%, se você não consegue pagar suas contas com os outros 90% pode ter certeza que com 10% é que você não paga, não vai fazer diferença.  Algumas pessoas pagam o dízimo assim:  se ganha R$1.000 paga todas as contas, compra tudo o que quer e ao final de tudo sobra R$50 e desses R$50 ela paga o dízimo que no caso será de R$5. Por acaso Deus a abençoou para ela ganhar R$50? Não, Deus a fez ganhar R$1.000, mas ela acha certo dar o resto pra Deus e o faz como se estivesse fazendo um favor. O dízimo de R$1.000 é R$100 e não R$5.  Se num relacionamento o marido beijar outras mulheres na boca sem ter relações com elas por acaso deixou de ser infiel por isso? De qualquer forma constitui infidelidade.  Deixar de entregar o dízimo ou entregar como se bem entende também.

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”Mateus 6:33

Se você não entrega o dízimo pensando: “vai tudo pro bolso do pastor”. Primeiro, não julgue todos por alguns, conheço pastores sérios, alguns até que nem vivem da obra, ganham o sustento de sua profissão, mas tiram muitas vezes de si para suprir todos os gastos da igreja.  E os que vivem da obra também merecem ser sustentados pela igreja sim, porque só fazem isso e abriram mão de suas carreiras para cuidar da igreja. Alguns correm de um lado pro outro pra socorrer um, pra levar cesta básica pra outro, levar gente em médico, vão nas casas pra orar, fazer visitas em hospitais e por aí vai. Digno é o trabalhador de seu salário.  Faça a sua parte, que é : ser fiel.

Outro tipo de infidelidade é servir à outros deuses, adorar à ídolos.  Por diversas vezes Deus compara isso à prostituição.

“Veio mais a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Filho do homem, houve duas mulheres, filhas de uma mesma mãe.
Estas se prostituíram no Egito; prostituíram-se na sua mocidade; ali foram apertados os seus seios, e ali foram apalpados os seios da sua virgindade.
E os seus nomes eram: Aolá, a mais velha, e Aolibá, sua irmã; e foram minhas, e tiveram filhos e filhas; e, quanto aos seus nomes, Samaria é Aolá, e Jerusalém é Aolibá.
E prostituiu-se Aolá, sendo minha; e enamorou-se dos seus amantes, dos assírios, seus vizinhos.” Ezequiel 23:1-5

Repare que nos versículos acima, Deus diz: “sendo minha, enamorou-se dos seus amantes”, rompeu-se o vínculo exclusivo com Deus, o traiu.  Repare bem no que o Senhor diz:

“Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles; e a ira do SENHOR se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê o seu fruto, e cedo pereçais da boa terra que o SENHOR vos dá.
Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos.”
Deuteronômio 11:16-18

Nesse versículo de Deuteronômio, o Senhor diz que fechará os céus para aqueles que servirem à outros deuses. A fidelidade citada em Malaquias garante a abertura das janelas dos céus, mas o resultado da infidelidade é o fechamento.

Portanto se você aceitou a Jesus, é uma pessoa que teme ao Senhor e o ama com todo seu coração, é hora de abandonar os ídolos e o misticismo. Ídolos são imagens ou até mesmo aqueles patuás que muita gente leva na carteira porque acredita que trará sorte. Se você tem ido ao culto à Deus mas também vai em cultos à ídolos ou lugares onde se ofereçam sacrifícios de animais à ídolos, é hora de escolher a quem você quer servir.

Deus não precisa de sangue de animal algum, o sangue de Jesus já nos purificou, porque Ele era Santo e somente o sangue de Jesus Cristo é que podia nos purificar e nos salvar. Nenhuma entrega de animal depois de Cristo é consagração à Deus, tenha essa certeza.

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.” Mateus 6:24

 QUEBRANTAMENTO

A segunda etapa do processo do milagre é o quebrantamento. É a segunda porque uma pessoa pode ser fiel sem se quebrantar, mas não pode se quebrantar sem ser fiel.  O quebrantamento é algo como uma rebentação das águas. O quebrar com força das ondas nas rochas é chamado de rebentação. A impetuosa força da água vai aos poucos modificando a rocha, ela não permanece a mesma. Quando Deus nos quebranta também não permanecemos iguais. Deus quer quebrar o autoritarismo, a petulância, o ego inflado, a arrogância para nos tornar pessoas melhores e nos fazer entender que dependemos dEle. Situações difíceis começam a surgir, você tem duas opções: se revoltar ou se quebrantar. A melhor escolha é se quebrantar, porque Deus vai abalar sua estrutura e não se pode mexer na estrutura de um prédio sem abalar o prédio inteiro ou boa parte dele. O quebrantamento não é se ajoelhar e orar, chorar um pouquinho e pronto quebrantou! É um processo que varia para cada pessoa e depende do que Deus precisa quebrar na pessoa.

Quebrantar é dar lugar ao agir do Espírito Santo, é dizer “mude o que for preciso em mim”, “farei a Sua vontade e não a minha”. Não se pode mudar um vaso de barro seco mas mexe-se facilmente num vaso de barro enquanto ele está úmido, ele está moldável.  Você vai entender a soberania de Deus em sua vida, vai se tornar uma pessoa mais mansa e tratável. Depois de se quebrantar, tudo o que você disser à Deus vai ser mais sincero e verdadeiro. Deus não impõe a vontade dEle, você precisa querer e entender que os pensamentos de Deus a seu respeito são melhores e mais altos do que os seus. Tudo o que Deus deseja à você é sempre muito melhor do que o que você deseja à si mesmo.

“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” 
Salmos 34:18

 OBEDIÊNCIA

A obediência é o terceiro passo, porque se uma pessoa pode até obedecer sem se quebrantar, mas lhe falta algo e ela pode desistir de obedecer e acabar regredindo por não ter tido sua personalidade “domada” por Deus antes. Alguém que se quebrantou entende que deve obedecer e fazer a vontade de Deus ainda que a princípio isso lhe custe algumas lágrimas.

“Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” 1 Samuel 15:22

A obediência é algo que agrada a Deus, se você fica feliz quando alguém faz algo que você pediu, quanto mais Deus. É fácil querer o milagre pra ontem mas não querer obedecer, não adianta porque Deus não vai lhe dar algo sem que você esteja pronto para receber. Caso contrário seria como dar um carro para quem não sabe dirigir.

“E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?”Lucas 6:46

“Ok Senhor, faço o que o Senhor mandar”, aí Deus manda você falar de Jesus para aquela pessoa que você não gosta, sua reação: “Senhor, isso não, pode ser outra coisa?” . Depois o Senhor fala pra você ajudar na obra: “ih Deus só coisa difícil, não brinco mais!”. Depois Deus fala pra você ajudar alguém, e você diz: “mas já ganho tão pouco, não vou tirar dinheiro ou alimentos da minha casa pra dar pros outros”.

Isso é só uma amostra, mas perceba que se tudo o que Deus te mandar fazer, você arrumar uma desculpa, não vai fazer nada. E depois ainda quer exigir o milagre.

“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.” Tiago 1:22

“Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” Romanos 6:16

“Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro.” 1 Pedro 1:22

“Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.”Mateus 15:8

Você pode contar com Deus, mas Deus pode contar com você?

 PERSEVERANÇA

“Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.”
Hebreus 10:36

Depois de fazer a vontade de Deus é preciso o que? PERSEVERANÇA. Persevere em orar, não desista. Tenha a consciência que você está no centro da vontade de Deus, Ele ouve sua oração, e no tempo certo vai lhe atender. Se você não está vendo nada, não está enxergando um palmo à frente, não importa. Se você só vê a montanha, Deus vê o que está atrás da montanha; se você está enxergando tudo nublado, Deus vê além das nuvens. Se você não está achando a saída, persevere porque Deus é mestre em criar saídas.O Deus que abriu o mar para que o povo passasse não vai medir esforços para trazer o seu milagre seja ele qual for. É impossível à você? Melhor ainda, Deus é Deus do impossível, Ele está preparando algo sobrenatural pra você, para que você veja com seus olhos e diga “Isso só pode ser de Deus”, não vai restar dúvida. Todos à sua volta ficarão espantados, inclusive aqueles que querem o seu mal, que riem de você. Persevere na oração, o inimigo quer te fazer pensar que acabou, que essa situação é o seu fim, um ponto final, mas Deus não terminou a obra. Persevere na oração!

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14

Não se desespere por não ver a solução, não se esqueça que o condutor de sua vida é Deus e que Ele tem poder pra te fazer vencer, mas persevere. Mesmo cansado, desanimado, ainda que se arrastando e chorando; não pare. A luta vem pra te fazer desistir, e quando parece que você já não aguenta mais, Deus surpreende com um milagre além do que você podia pedir ou pensar.

Deus é assim. Apenas: PERSEVERE.

“E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago. Todos estes PERSEVERAVAM unanimemente em oração e súplicas .” Atos 1:13-14

 “E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a PERSEVERANÇA,e a PERSEVERANÇA a experiência, e a experiência a esperança;e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5:3-5

“Mas aquele que PERSEVERAR até ao fim será salvo.” 
Mateus 24:13

Fórmulas mágicas não existem. É um processo difícil? É sim, mas o efeito que produz é pra toda vida.  Muitos desistem no meio. Às vezes lhes faltava só perseverar mais um pouco, mas abandonam a promessa e desistem do milagre. Outros são fiéis, mas não obedecem, outros se quebrantam e não perseveram.

Veja onde você tem errado e busque mais de Deus. Essas etapas são necessárias e você verá que todas são importantes, algumas mais difíceis pra uns do que pra outros. Ao final de tudo, persevere. Seu milagre pode estar logo ali, só alcança quem está preparado e persevera até o fim.

 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”  João 16:33

  No amor de Cristo

 Ana Lucia Salles

Navegação de Post Único

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: