crescercomcristo

Just another WordPress.com site

A Mulher Virtuosa

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” 
Provérbios 31:10

A bíblia diz que o valor de uma mulher virtuosa é maior do que o valor de rubis. O rubi é uma das cinco pedras mais preciosas do mundo, o valor de um rubi é determinado principalmente pela cor, quanto mais vermelho maior é o valor. Portanto há rubis de diversos preços devido ao tamanho e a cor, há essa diferenciação.

“Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!” Provérbios 31:29

E pode ter certeza que é à essa mais excelente que Salomão compara à rubis.

Virtude nada tem haver com beleza física, é a beleza da alma. Virtude é a disposição constante de praticar o bem e evitar o mal, honestidade, castidade, pudor e no hebraico a palavra virtuosa significa forte, valorosa, corajosa. A junção desses significados nos leva a definição perfeita do que vem a ser a mulher virtuosa.

Pode ir apagando de sua mente a idéia de que mulher virtuosa é uma princesa frágil e coitadinha, praticamente um cristal fino que quebra com facilidade. A VERDADEIRA mulher virtuosa é uma princesa sim, mas uma princesa guerreira. Vejamos alguns exemplos:

Débora

“E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
Ela assentava-se debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.” Juízes 4:4-5

“Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.
E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes.” Juízes 4:8-9

 Débora era casada, porém era ela quem julgava o povo de Israel, ela tinha uma palmeira com seu nome e era ali que atendia a todo o povo. Ela era uma mulher corajosa, determinada e temente à Deus. Certamente ela buscava à Deus constantemente, pois era profetisa e Deus só usa quem se dispõe à buscá-lo e a servi-lo com retidão. Quando Baraque disse que só iria à batalha se ela fosse também, ela poderia ter dito: “Claro que não, sou mulher e profetiza, isso é responsabilidade sua. Vai com Deus!”. Mas não, sem hesitar ela respondeu: “Certamente irei contigo.” Débora demonstrou muita coragem ao agir assim. Coragem e confiança no que Deus havia dito.

 Ana

 “E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli observou a sua boca.” 1 Samuel 1:11-12

Ana não tinha filhos e mas a outra esposa de Elcana seu marido tinha e por isso zombava de Ana e a provocava todo o tempo. Com certeza isso aborrecia Ana e lhe era motivo de dor e sofrimento. Mesmo assim Elcana amava mais a Ana do que a sua outra esposa.

“Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse cerrado a madre.” 1 Samuel 1:5

Naquela época ter filhos era extremamente importante, por isso, o mais natural seria que Elcana amasse mais a esposa que havia lhe dado filhos, mas não foi assim. O que será que havia em Ana a ponto de Elcana amá-la mais do que a Penina?

Acredito que Ana era uma mulher virtuosa e Elcana sabia disso e por isso a amava mais. Ela suportava as provocações de Penina, enfrentava a tristeza e mesmo assim era fiel ao Senhor e orava clamando para que Deus lhe concedesse a benção. Imagine se Ana respondesse à altura a todas as provocações de Penina e brigasse e gritasse o tempo todo? Ou se ela fosse uma pessoa amarga e revoltada, será que Elcana a amaria mais? A bíblia não diz exatamente, mas não é difícil de concluir que Ana era uma pessoa de um comportamento admirável. Tanto que Elcana tinha prazer de estar com ela.

Deus abençoou Ana e ela teve um filho, Samuel. Ana foi sábia, Deus a atendeu porque ela PERSEVEROU em orar e creu em Deus a ponto de oferecer o filho que ainda nem tinha para o Senhor.

 Rute

Depois da morte de seu marido, Rute poderia ter voltado para seu povo e seus deuses, mas ela escolheu ficar com sua sogra. Ao chegar à terra de Noemi, Rute saiu para apanhar espigas. Veja bem: uma estrangeira numa terra estranha fazendo um trabalho duro debaixo de sol forte para sustento dela e da sogra.

 “Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.”Rute 3:11

Pode ter certeza que fama corre seja boa ou seja má. As pessoas observam o comportamento e o comentário se espalha. Se Rute não fosse uma mulher virtuosa mas sim uma mulher de comportamento e atitudes que causassem vergonha ou simplesmente alguém neutro, que não faz mal mas também não faz nada digno de ser mencionado, pode ter certeza que Boaz não teria se casado com ela. A fama de Rute se espalhou a ponto de toda uma cidade saber quem ela era. Rute ficou conhecida por ser virtuosa.

“A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos.” Provérbios 12:4

“Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.”  Provérbios 31:23

 Ester

“E ao sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas, os sete camareiros que serviam na presença do rei Assuero,que introduzissem na presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua beleza, porque era formosa à vista.
Porém a rainha Vasti recusou vir conforme a palavra do rei, por meio dos camareiros; assim o rei muito se enfureceu, e acendeu nele a sua ira.”
Ester 1:10-12

“…que Vasti não entre mais na presença do rei Assuero, e o rei dê o reino dela a outra que seja melhor do que ela.”Ester 1:19

“Então disseram os servos do rei, que lhe serviam: Busquem-se para o rei moças virgens e formosas.” Ester 2:2

“E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.” Ester 2:17

“Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.” Ester 4:16

A rainha Vasti era uma mulher bonita porém não virtuosa. Ester era uma moça formosa, mas a bíblia não diz que ela era a mais formosa, a mais bonita de todas. Todas as moças que foram levadas ao rei eram formosas, mas Ester era virtuosa. As moças podiam pedir o que quisessem para ir ao encontro com o rei, enfeites, jóias, mas Ester não pediu nada além do que lhe disse o camareiro e isso fazia com que ela alcançasse graça perante todos. Num momento crítico em que seu povo dependia de uma atitude dela ainda que isso lhe custasse a vida, ela jejua, ora e vai à presença do rei. Corajosa e serva de Deus, Ester não era uma rainha que simplesmente ocupava um lugar no trono, ela salvou a vida do rei ao contar o que traidores lhe planejavam fazer e interviu a favor de um povo.

Características da Mulher Virtuosa

Em provérbios 31 do versículo 10 ao 31 é descrito as características da mulher virtuosa e no livro de Tito (2:3-5) também há orientações de como a mulher deve ser:

É rara e valiosa como rubis (perceba que não é rubi e sim rubis no plural). É confiável, boa, trabalhadora, habilidosa, não é preguiçosa, é forte, inteligente e prudente. É bondosa e generosa e esforçada. É mais do que carinhosa é amorosa. Falam tão bem de uma mulher virtuosa que seu marido é conhecido por causa dela. É trabalhadora, honrada, sábia e cuidadosa. A mulher virtuosa tem atitude, não fica parada esperando acontecer. Sempre preocupada com o bem-estar de sua família, muitas vezes abre mão de coisas para si em prol dos que ama. É conhecida por todos por suas atitudes, sua virtude. É séria, não e fofoqueira, é mestra em fazer o bem, é auxiliadora, é mansa, sujeita ao marido e temente ao Senhor.

“Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.” Provérbios 31:30

Por acaso no versículo acima diz que a mulher que será louvada é a bonita ou que só se preocupa com o corpo mas é vazia? Ou é aquela que não faz mal nem bem, simplesmente existe? NÃO.

Louvada é aquela que teme à Deus, aquela que o serve, que o busca. Que entende que para a casa e os que ama estarem em pé, ela precisa estar de joelhos orando.

Entenda bem, não estou dizendo que é pra você ficar relaxada e não se cuidar mais, nada disso. Mas saiba que beleza não é tudo e por mais que ajude não é nem 10% em um relacionamento principalmente casamento. Me mostre uma mulher bonita que eu te mostro um homem cansado dela. Muitos homens casados com mulheres bonitas as traem e às vezes com mulheres feias, essa é a realidade. Beleza não segura relacionamento nem impede traição. Cuide de sua aparência sim, é bom e faz bem até pra sua autoestima, mas saiba que o que atrai pessoas e as mantém ao seu lado é a sua virtude e a graça de Deus.

A mulher virtuosa não é perfeita, mas a virtude é algo tão forte que faz dela alguém memorável, alguém com quem as pessoas têm prazer de estar e Deus alegria em ouvir.

 

No Amor de Cristo

 Ana Lucia Salles

Navegação de Post Único

5 opiniões sobre “A Mulher Virtuosa

  1. débora em disse:

    nossa muito lindo! postei no meu face… esses exemplos muito bom de edificação!

  2. marly em disse:

    Querida Ana Lucia, amei a sua mensagem.Que te abencoe a cada dia!

  3. marly em disse:

    Amei sua mensagem.Que Deus te abencoe a cada dia!

  4. Roney em disse:

    Muito bom! Que Deus abençoe sua vida mais e mais…
    Saudaçoes em cristo.

  5. Dulcineia em disse:

    Amei seu estudo que Deus abençoe amém

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: