crescercomcristo

Just another WordPress.com site

Dica Crescer – Saudável

Hoje quero deixar uma dica saudável, porque você é corpo, alma e espírito e não deve cuidar só de uma área e descuidar das outras, pois isso gera desequilíbrio. Se você cuidar somente do corpo e descuidar do espírito, você enfraquece espiritualmente, se cuidar somente do espírito e esquecer do corpo e da alma, enfraquece o corpo e a mente. É como se fosse uma balança que precisa se manter em equilíbrio.

CORPO

Algumas pessoas às vezes têm certos problemas de saúde e já vão logo pedindo à Deus pela cura, passa o tempo e nada acontece, porque tem determinadas coisas que cabe à você fazer e não à Deus. Se você se alimenta mal e isso tem afetado sua saúde, então cabe a você mudar seus hábitos urgente. Você pode pedir à Deus força e ânimo para mudar, pode pedir até mesmo que Ele lhe tire a vontade de comer o que não tem lhe feito bem (já vi muitos casos assim). Mas não pode continuar comendo o que lhe faz mal e ir reclamar com Deus.

Quero falar de um vilão que para muitos é difícil se livrar: o refrigerante. É um produto que não acrescenta nada e não faz bem. Refrigerante não tem nutrientes e retira o cálcio e o ferro que deveriam ser absorvidos pelo organismo. Os refrigerantes light, diet e zero têm ainda maior quantidade de sódio que a versão tradicional, o que causa aumento da pressão arterial. Refrigerante é o vilão de qualquer dieta por possuir grande quantidade de açúcar. Um copo de 200ml de refrigerante tem calorias equivalentes a um copo de leite e meio mamão. Se você toma muito refrigerante, tente ao menos reduzir o consumo pra evitar problemas dentários, problemas de ossos fracos, gastrite etc. Se possível troque o consumo de refrigerante por bebidas mais saudáveis como: água, sucos e água de coco. Água de coco possui uma série de nutrientes que ajudam o corpo a funcionar melhor, protege contra várias doenças e ajuda a diminuir a pressão arterial além de proteger contra cãibras e repor alguns nutrientes perdidos com a transpiração.

“Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.
Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos.”
Daniel 1:12-13

Legumes e verduras fazem muito bem à saúde, mas alguns não são tão bem aproveitados. Por exemplo: brócolis. O brócolis é rico em vitaminas A e C que fazem bem à saúde dos ossos, dos olhos e da pele. Mas o que a maioria não sabe é que a folha do brócolis possui mais vitamina A do que o próprio brócolis. As folhas geralmente são jogadas fora porque as pessoas não sabem como usar, mas podem ser aproveitadas em refogados, sopas; com arroz ou até mesmo em bolinhos.

Muito cuidado também com frituras, sempre que possível faça carnes grelhadas, sua saúde agradece.

Procure algum esporte ou exercício que goste e pratique ou simplesmente caminhe, só não fique parado.

 ALMA

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8

Hora de alimentar a alma. Você alimenta a alma com aquilo que você, lê, fala, pensa e faz. Como diz o versículo acima “se há algum louvor, nisso pensai”. Há centenas de bons livros, de filmes incríveis, de músicas que fazem bem só de ouvir. É isso que você deve procurar, invista em seu bem-estar. Um bom livro te alimenta e ajuda a esclarecer dúvidas, a ter uma visão mais ampla sobre determinado assunto, a ter novas ideias.

Alguns gostam de ouvir um louvor mais calmo, mais espiritual pra criar um ambiente melhor pra falar com Deus. Se você gosta disso e se sente bem assim, não há problema algum, faça.

Na internet, filtre bem o que você vai ver. Há pornografia espalhada por todo lado sempre querendo prender sua atenção. Procure aquilo que te edifica, te faz bem, que te diverte, mas rejeite todo o lixo virtual que é despejado constantemente para te fazer cair.

“Abstende-vos de toda a aparência do mal.” 1 Tessalonicenses 5:22

 ESPÍRITO

Poderia citar vários versículos que se encaixam perfeitamente para ilustrar como se alimenta o nosso espírito, mas esse resume tudo:

“Orai sem cessar” 1 Tessalonicenses 5:17

Quando você ora, está cuidando diretamente de seu espírito, mas indiretamente ainda que você não saiba, influencia em todas as outras áreas, por isso em minha opinião, é o mais importante. A oração traz paz, traz refrigério para a alma e cura para o corpo físico. É através da oração que chegamos mais perto de Deus, que falamos com Aquele que nos ama e deseja nos ouvir. A oração fortalece o espírito, revigora a alma.

Nunca descuide de sua vida espiritual, a oração nos mantém ligados à Deus, falando e ouvindo. Até mesmo chorando, mas na certeza de que nada é em vão. Jejum e oração são fundamentais para a vida espiritual de qualquer cristão. Quero lembrar-lhes que jejum não é dieta, o jejum é o enfraquecimento do corpo físico durante certo período para a elevação do espírito, para ficar mais próximo do Pai. Leia a bíblia, procure saber o que Deus quer de você, o que Ele tem a te dizer. É assim que se cria intimidade com Deus, não há outra maneira. Só alcança, aquele que busca.

“Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.”
Jeremias 29:12-13

 No amor de Cristo

 Ana Lucia Salles

Navegação de Post Único

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: