crescercomcristo

Just another WordPress.com site

Engordamento Espiritual

“Por isso o Senhor DEUS assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra.” Ezequiel 34:20

 O versículo citado acima diz que Deus julgará entre ovelha gorda e ovelha magra, mas não se trata de gordura física e sim espiritual.

Quero citar mais alguns versículos do livro de Ezequiel para que você entenda o contexto e as características de quem engorda espiritualmente.

 “A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo.

E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes.
Acaso não vos basta pastar os bons pastos, senão que pisais o resto de vossos pastos aos vossos pés? E não vos basta beber as águas claras, senão que sujais o resto com os vossos pés?
E quanto as minhas ovelhas elas pastarão o que haveis pisado com os vossos pés, e beberão o que haveis sujado com os vossos pés
.

Por isso o Senhor DEUS assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra.
Porquanto com o lado e com o ombro dais empurrões, e com os vossos chifres escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora.
Portanto livrarei as minhas ovelhas, para que não sirvam mais de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas.”

Ezequiel 34:16-22

A ovelha gorda ainda é ovelha, mas está num estado de “consumismo religioso” onde ela consome tudo friamente, é rebelde e ainda atrapalha as outras ovelhas. O primeiro amor já passou e tudo que ela faz é por fazer e isso quando faz. Já se acomodou com tudo e preocupa-se somente em consumir. É aquela ovelha que diz a Deus “me dá” “eu quero isso” “quero aquilo” e sabendo que é luz parece mais uma lâmpada quebrada que já não ilumina nada e um sal insípido. Vai à igreja, senta, ouve e consome, vai embora e não produz. Engorda espiritualmente porque não dá frutos, não exercita a fé.

A bíblia diz que esse tipo de ovelha dá empurrões e cabeçadas nas ovelhas mais fracas até que as espalham, ou seja, ovelha gorda atrapalha o rebanho.

É aquele tipo de pessoa que talvez já esteja há tanto tempo na igreja ou tenha muito tempo de convertido que entra numa fase de esfriamento e tudo acha monótono. Começa a criticar tudo e a todos, se acha superior, manda em tudo e os outros talvez até a vejam como alguém espiritual, mas na verdade está só engordando espiritualmente.

Um exemplo disso é Eli, o sacerdote. Eli julgou o povo por quarenta anos, mesmo estando à frente da obra de Deus, Eli relaxou e permitiu que seus filhos se desviassem e fizessem tudo que era mal aos olhos do Senhor. Ele já não servia à Deus com a mesma retidão.

 “Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?” 1 Samuel 2:29

 Eli consumia, mas não fazia o trabalho como deveria, ou seja, ele engordava também espiritualmente. Como os filhos de Eli não seguiam ao Senhor e ele era avançado em idade e também não estava agradando a Deus, morreram Eli e seus filhos no mesmo dia.

 “E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço e morreu; porquanto o homem era velho e pesado; e tinha ele julgado Israel quarenta anos.” 1 Samuel 4:18

 Repare que nos dois versículos citados acima, é dito duas vezes sobre a questão de engordar. Primeiro que Eli estava engordando a ele e a seus filhos com as ofertas do povo e segundo que ele era velho e pesado. Foi dito desta forma não para frisar a questão do peso de Eli em si, mas para que ficasse claro que ele já não estava mais preocupado em produzir, mas em consumir, pois engordava porque ficava parado, independente da idade. Não é citado com quantos anos Eli morreu, mas diz que ele era velho, pode ter certeza que ele não engordou de um dia pro outro, isso foi acúmulo de anos. Talvez há muitos anos Eli já não fosse mais o mesmo, por isso Deus levantou a Samuel.

O trabalho na casa de Deus era muito intenso, imagine quantas pessoas iam até Eli naquela época, não era normal um sacerdote engordar assim. Mas a gordura física de Eli foi consequência da gordura espiritual.

Deus diz que irá julgar entre ovelha gorda e ovelha magra, haverá diferença sim. Se você está preocupado mais em manter um lado espiritual do que ser espiritual então reflita se você não está engordando espiritualmente. Se você conhece a Cristo, sabe tudo o que Ele fez por você, só recebe, mas não repassa então você não está dando frutos, está comendo as sementes e engordando espiritualmente.

NÃO COMA AS SEMENTES. DÊ FRUTOS.

Ovelha gorda é egoísta e não liga para o crescimento da obra, para ela o que importa é comer a comida dela, dos outros e se possível estragar o que não consegue comer. Espalha lama pra todo lado.

 Ovelha magra é aquela que se alimenta da Palavra, é obediente, faz a obra com amor e retidão, auxilia no crescimento de outros, dissemina o que aprendeu e vive o que acredita. É aquela pessoa que está preocupada em salvar vidas, que ama à Deus e obedece por mais difícil que seja, que ama a obra e faz com zelo, ama as vidas e está constantemente no primeiro amor, orando, buscando e jejuando.

 Ovelha gorda é aquela que ainda que num corpo físico magro é gorda aos olhos Deus pelas suas obras. Ovelha magra é aquela que ainda num corpo gordo é magra aos olhos de Deus pelos seus feitos. Muito cuidado ovelhas gordas, obesidade mórbida existe até espiritualmente.

 

 No amor de Cristo

Ana Lucia Salles

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “Engordamento Espiritual

  1. Rosemary em disse:

    Eu gostaria de agradecer por essa Palavra maravilhosa do qual eu precisava ouvir..
    que o Senhor continue te usando!!! um abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: