crescercomcristo

Just another WordPress.com site

A Prisão da Ilusão

Aprecio figuras que geram ilusão de ótica, geralmente imagens que quando intercaladas nos dão a impressão de movimento ou figuras pintadas de forma a parecer duas ou mais imagens dentro de uma só. Mas isso são apenas jogos visuais que não nos levam ao engano e nem nos mantém presos.

Veja a definição de ilusão:

Engano dos sentidos, do espírito ou pensamento que faz tomar a aparência pela realidade. Coisa que não tem existência real, apenas ideal. Devaneios, fantasia, imaginação. A ilusão é também chamada de utopia: uma esperança irrealizável, local ou situação onde tudo é perfeito.

Se iludir com uma situação, com sentimentos, com alguém é sempre algo que traz consequências terríveis, a fase final da ilusão é a desilusão (decepção, desapontamento, desengano). O pior da ilusão é a prisão, você pode ser livre de grades e estar preso pelas paredes do pensamento.

A ILUSÃO PELA APARÊNCIA

“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. “
1 Samuel 16:7

Há um ditado que diz “não julgue o livro pela capa”, mas parece não adiantar, pois ao ver capas tão atraentes os leitores julgam que o conteúdo será ainda melhor. Sabendo disso, publicitários criam cada vez mais embalagens atraentes para produtos não tão atraentes assim, alguns até mesmo sem qualidade, mas que são escolhidos no momento da compra pela embalagem que encanta os olhos. Uma embalagem bonita para um produto ruim.

Julgar uma pessoa pela aparência é algo extremamente comum. O bem vestido, elegante nem sempre é rico e o vestido de forma mais simples nem sempre é o pobre. O de boas palavras, conversa fácil e brincalhão nem sempre é boa pessoa e o quieto nem sempre é o antipático. A linda pode ser só linda, mas não limpa, quando digo limpa me refiro às intenções do coração.  A marca de uma roupa, um perfume caro, um sapato de grife podem impressionar e enganar a muitos, mas não impressiona a Deus. O que impressiona a Deus é um coração quebrantado.

Samuel ao ungir o novo rei começou a julgar os filhos de Jessé pela aparência, mas Deus o advertiu de que o mais importante é o coração. A aparência causa ilusão aos olhos humanos, levando a crer que uma pessoa é de certa forma quando na verdade é de outra bem diferente.

Deus mandou Samuel ungir aquele que era desprezado por seus irmãos, o menor de sua casa. Um pastor de ovelhas que aos olhos de muitos não teria grande futuro, continuaria ali atrás das ovelhas malhadas, grande ilusão. O rapaz tinha a aparência de um pastor e o coração de um rei.

Às vezes você olha para uma pessoa e ela está sorrindo, brincando e cantando, mas por dentro está chorando. A aparência mostra felicidade enquanto o coração revela a tristeza que só Deus vê.

Enquanto você estiver preso à ilusão que a aparência de uma pessoa lhe causa, deixará de conhecer quem realmente essa pessoa é.

Pessoas enganam pessoas, mas não podem enganar a Deus.

A ILUSÃO DOS SENTIMENTOS

 Há os que se prendem à sentimentos, criam uma ilusão com alguém e algumas vezes o outro alimenta essa ilusão conscientemente. Por exemplo, se um rapaz olha para uma moça ela irá pensar que ele se interessou por ela. Se ele não a olha mais, aquilo acaba ali. Caso contrário, se os olhares continuam de forma insistente por dias, meses, e ele demonstra de várias maneiras estar interessado nela, então ela cria toda uma história mental sobre uma possível relação, sobre as coisas que gostaria de fazer, os presentes que deseja dar; toda uma ilusão à respeito disso. Nada acontece e o suposto interesse do rapaz permanece, ela então passa a ter sentimentos por ele e ele a alimenta com olhares e atitudes. Isso é ilusão, pois nada aconteceu e a pessoa se prende a ideia do que pode vir a acontecer, pois é alimentada na ilusão e não na realidade. O problema desse tipo de ilusão é o desejo de que em algum momento o que acontece apenas na imaginação se torne realidade. Nesse caso o que prende uma pessoa à esse tipo de ilusão não é o sentimento que mantém pelo outro, mas sim a ilusão de que o outro nutre algum sentimento por ela. Quando se constrói castelos em nuvens não se deve tentar morar neles.

Talvez a liberdade e a felicidade dentro do ilusório satisfaçam o indivíduo que não percebe que enquanto vive a fantasia perde a chance de viver o real, que embora possa não ser perfeito é onde há vida e movimento.

Enquanto a pessoa iludida não aceitar a realidade ela estará em desequilíbrio, pois entrar e sair de um mundo imaginário poderá causar até mesmo reações físicas e psicológicas, gerando traumas que só a mão de Deus pode curar. O mais difícil da prisão sentimental é que você pode entrar e sair da ilusão mentalmente mas não sentimentalmente, mesmo no real o sentimento permanece.

Ilusão não é amor, castelos de areia são desfeitos pelo vento.

A bíblia diz que o amor dentre outras coisas não é leviano, ou seja, não é imprudente e insensato. Se alguém está sendo insensato em lhe alimentar sentimentos que não tem pretensão de ter com você, então não é amor.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
1 Coríntios 13:4-7

A ILUSÃO DO VÍCIO

Há um trecho de uma música que diz assim: “Confortável ilusão, parece a liberdade e na verdade é uma prisão.”

Pois bem, qualquer forma de fugir da realidade demonstra uma deficiência em lidar com os problemas. A ilusão funciona como um anestésico, uma válvula de escape para que a pessoa passe por algo que a incomoda. Por isso em meio a crises, muitos procuram o álcool, cigarro e as drogas. Tudo isso gera uma ilusão, as drogas enquanto no auge de seu efeito, fazem a pessoa se sentir livre, corajosa para fazer o que não faria normalmente. O mesmo acontece com o álcool. Só que o efeito de tudo isso é passageiro, passa mais rápido que a situação enfrentada e o que acontece? A pessoa sente que precisa de mais um pouco e mais uma dose e quando percebe está presa a ideia de que necessita disso para viver feliz. Uma felicidade que não existe nem para a pessoa e nem para os seus familiares. Uma decadência fatal, uma dependência mortal de uma ilusão cujo efeito mental dura pouco e físico permanece destruindo o corpo lentamente.

Jovens de quatorze, quinze anos vão parar nas emergências de hospitais em coma alcoólico porque acreditaram na ilusão de que a bebida lhe traria status, lhe faria parecer descolado, parte de um grupo.

O Senhor nos fala para não nos deixarmos dominar por nada, então cuidado com a ilusão do pecado.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 
João 8:32

 

Conclusão:

Tudo que lhe traz ilusão é uma mentira. Não acredite em seus olhos, muitas situações que você tem passado não são o que parecem. O problema gera a ilusão de uma possível destruição, mas creia que você tem um Deus que está acima dos problemas e se o monte não sair de sua frente, Ele lhe dará asas para voar.

A ilusão pode gerar um bem estar momentâneo, mas não verdadeiro.

Sonhar, planejar e esperar em Deus, não é ilusão. Lembre-se só porque seus olhos não podem ver, não quer dizer que não seja real. Você não vê uma semente plantada enquanto está embaixo da terra, mas ela está lá aguardando o tempo certo de germinar. Você não vê as estrelas e os planetas a olho nu, mas eles existem, são reais.

Você não vê a Deus, mas pode senti-lo e pode ver o que Ele faz em sua vida. Você dormiu e acordou porque o Senhor te sustentou, Ele é real.

Ana Lucia Salles

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: