crescercomcristo

Just another WordPress.com site

O Crente Robô

A ciência em conjunto com avançadas tecnologias possibilitou a criação de robôs que se assemelham a seres humanos, robôs com características físicas muito parecidas com as dos seres humanos, com chips e programas que os permitem falar, ter reações programadas e até mesmo executar determinadas atividades, podendo interagir até certo ponto. Mas são objetos criados por pessoas e fazem aquilo que está previamente em seu programa, não tem vida, não tem alma, não tem reações naturais, nada além disso.

Algumas pessoas vêm assumindo uma inversão de papéis e se tornando algo próximo de um robô humanoide, ou poderíamos chamar até mesmo de espiritualóide. Pessoas que querem ser ou parecer espirituais e que apesar disso são frias, calculistas e egoístas, se esquecem de que para serem espirituais precisam ser humanas e que somente assim chegarão mais perto de Deus. Paulo em sua carta aos Coríntios fala sobre uma das características mais importantes para quem quer se aproximar de Deus, para quem deseja ser espiritual. I CORÍNTIOS 13

O AMOR

 “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”

O amor que em algumas traduções bíblicas também é chamado de caridade, perceba que Paulo diz que permanecem a fé a esperança e o amor, e que o amor é o maior dos três. Isso porque o verdadeiro amor nos faz ter fé e esperança, o verdadeiro amor é altruísta, não pensa em si mesmo, não espera algo em troca. O amor é tão importante e necessário para a convivência que Jesus nos disse “amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” Joao 15:12

Quem ama não quer magoar, não tem inveja, não diz palavras duras que possam ferir a outra pessoa. Mesmo Jesus tendo vindo ao mundo de forma humana para morrer por nós, ele sempre esteve ligado ao Pai, Ele escolheu passar por tudo que nós passamos para nos convencer do nosso pecado, para nos mostrar que quando estamos ligados a Deus por Ele e com Ele nós também podemos vencer o mundo. E enquanto esteve nesse mundo nos deu as maiores lições de humanidade que poderíamos ter. Em João 13:12, Jesus lava os pés dos discípulos: “Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?

Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.

Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.

Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.”

Esse texto nos mostra que devemos ser humildes, não agir com arrogância, tentando passar por cima das pessoas como se fossemos maiores ou melhores, Jesus nos diz que se formos humildes seremos bem-aventurados. Mas uma das passagens mais claras com relação ao modo como devemos agir está no livro de Mateus 5, no sermão da montanha:

SERMÃO DA MONTANHA. AS BEM-AVENTURANÇAS

“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.”

Uma pessoa humana é mansa, tem sede de justiça, é misericordiosa e pacificadora e acima de tudo ama ao seu próximo e não o trata com palavras que o possam ferir ou que o possam fazer cair de sua fé, escandalizando-o. Vejo “cristãos” virando o rosto para os que choram, fugindo de pessoas que parecem estar perturbadas, driblando orar por seus irmãos. Parecer espiritual dentro da igreja é fácil, basta fechar os olhos, fazer orações quase gritadas demonstrando entusiasmo, alguns movimentos específicos, pequenas lágrimas; determinadas palavras e um apertar de mãos às vezes acompanhado de um tapinha nas costas e pronto, passa-se a imagem de um cristão fervoroso. Não se esqueça da bíblia sempre embaixo do braço (para os que parecem espirituais, a bíblia só sai do criado mudo para visitar a igreja aos domingos, mais fácil converter o tal móvel do que a pessoa). Não se esqueça de sentar na frente do pastor e se possível acenar pra ter certeza de que foi visto por ele. Praticamente um robô com um chip pré-programado onde há um arquivo chamado: como ser um crente. Basta dar enter e ver em instantes um comportamento tipicamente “cristão” saindo do forno.

A SANTIDADE CRISTÃ – Efésios 4

“E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.

Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;

Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.

Mas vós não aprendestes assim a Cristo,

Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;

Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;

E vos renoveis no espírito da vossa mente;

E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.

Não deis lugar ao diabo.

Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,

Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”

Muitos estão dentro de igrejas, mais preocupados em serem ou parecerem espirituais, mas não são nem humanos, não tem nenhum sentimento de amor ao próximo, não procuram corrigir a si mesmos, pois em sua maioria nem enxergam seus próprios defeitos mas não tardam em apontar os defeitos e as falhas do próximo. Humildade é uma característica que o Senhor nos deixou como claro exemplo, mas é uma das que tem se extinguido nos dias atuais.

Pessoas ferem verbalmente outras pessoas, agem de forma a escandalizar os irmãos, é nítido a falta de amor, se não podem ao menos amar ao próximo, como podem dizer que amam a Deus?

DO AMOR AO PRÓXIMO – Mateus 5

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.

Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.”

Só se aproxima de Deus aquele que é verdadeiro e que sua vida é baseada naquilo que Jesus nos ensinou, aquele que ama ao seu próximo também é capaz de amar a Deus. Não basta ler, ouvir ou saber é preciso exercitar, colocar em prática, afinal fé sem obras é morta. Você precisa ser um canal de bênçãos, alguém a quem Deus possa usar, pois está disposto a ser usado. Quando você entende que veio a esse mundo para ser não somente benção, mas também um abençoador, você ama ao seu próximo, tem prazer em ser amigo e a sua busca a Deus é incessante para ser aquele a quem Deus sabe que pode contar. Alguém que não aparenta ser algo que não é, alguém que apesar de parecer um verdadeiro cristão, não passa de uma farsa.

Olhe para alguém além de si mesmo, olhe para Cristo, Ele é nosso maior exemplo. Fazendo isso você será uma pessoa melhor para si e para os que estão a sua volta. Seja sensível a voz de Deus, mantenha em seu coração o desejo ardente de agradar ao Senhor.

Destrua o muro que você mesmo construiu para lhe manter separado de Deus, comece hoje a construir pontes, seja humano para ser espiritual.

“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.”  Mateus 5:20

Autor: Ana Lucia Salles

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: