crescercomcristo

Just another WordPress.com site

Jugo Desigual Dentro e Fora da Igreja

Começo esse texto com base no seguinte versículo:

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” II Cor 6:14

Primeiro quero explicar o que significa a palavra jugo para que você compreenda todo o sentido do texto. Jugo é um objeto que une os esforços de dois animais da mesma espécie, num determinado sentido, com o propósito de levarem uma carga. A intenção do jugo é fazer com que esses dois animais unam seus esforços numa mesma direção, orientados por seu dono. A fim de que sejam compatíveis no seu trabalho, tenham o mesmo procedimento e a mesma natureza, sem a qual seria impossível realizar a tarefa a que são destinados. Em Deuteronômio 22:10, há uma outra citação sobre isso: “Não lavrarás com junta de boi e jumento”. O boi é maior, mais pesado e mais lento, o jumento menor, mais leve e mais rápido, portanto, ambos se unidos por um jugo não teriam a menor condição de realizar o mesmo trabalho, pois um atrapalharia o outro.

Em um relacionamento, isso quer dizer que se você é um cristão não deve buscar uma pessoa no mundo, uma pessoa ímpia para se relacionar. Isso seria jugo desigual. É tão sério, que o Senhor já nos alertou sobre isso. Conheço várias desculpas usadas por homens e mulheres que tentam argumentar contra isso:

“mas eu não gosto de ninguém da igreja”

“já procurei na igreja, mas não encontrei ninguém que me interesse”

 “gosto de uma pessoa não convertida, mas ele (ela) não me atrapalha em nada e entende minha fé e respeita, tenho certeza que ainda vai se converter”

“ele (ela) é uma boa pessoa, só não tem Jesus”.

“conheço alguém que conhece alguém que se casou com uma pessoa do mundo e deu certo”

“comigo vai ser diferente, nós nos amamos e o amor supera tudo”

“Deus vai me usar para convertê-lo”

“mas eu estou completamente apaixonado, só pode ser de Deus”

“ele (ela) aceita se converter e ir a igreja por minha causa, porque me ama, nós seremos felizes”

Queridos, creio que Deus tem o melhor para você, portanto já que Deus tem o melhor será no meio do seu próprio povo. Veja o exemplo de Isaque e Rebeca, Abraão fez com que seu servo jurasse que iria buscar uma mulher para Isaque no meio do seu povo e não na terra em que ele habitava. Genesis 24:4

Abraão não pediu isso por capricho, ele era servo de Deus e entendia o que isso significava. Ele queria alguém para seu filho que compartilhasse da mesma fé e servisse ao mesmo Deus e não a deuses estranhos, pois ele poderia se corromper. Vemos novamente essa mesma preocupação quando não se permitia aos judeus casar-se com pessoas de outros povos, por causa de seus ritos e deuses estranhos.

Entenda algo que pode fazer toda a diferença ao escolher alguém para começar um namoro, se você é servo de Deus e a pessoa não, apesar de ser uma boa pessoa e ter qualidades ou a aparência que você admira: isso é jugo desigual e em algum momento os problemas começarão a surgir e nesse momento você perceberá o erro. Salomão teve muitas mulheres, ele era servo de Deus, muitas delas serviam a outros deuses e por causa delas ele cometeu diversos pecados, fazendo altares para deuses estranhos.  Quero lembrá-los que jugo faz com que dois andem numa mesma direção, portanto como você e um ímpio poderiam andar juntos sendo que cada um para um lado? Sua vida cristã deve ser de busca a Deus, santificação, jejum, oração; compromissos na igreja etc. Um ímpio não tem a mesma visão, o mesmo entendimento. Enquanto você olha para Deus ele olha para os lados e não tem a mesma intenção, sentimento ou preocupação que você, pois não tem a mesma fé. Amar não é olhar um para o outro e sim os dois na mesma direção. “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” Amós 3:3

Infelizmente muitos vivem enganos e tentam se justificar dizendo que o amor que sentem é mais forte e que a pessoa aceitará tudo por amor, mas não é verdade. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo suporta, mas isso porque você ama a Deus e por isso consegue amar a outra pessoa da mesma forma e fazer bem a ela e ela a você igualmente, porque se amam, mas porque tem a mesma fé e ambos amam a Deus acima de tudo e sabem que Nele podem vencer qualquer problema ou adversidade. Um cristão e um ímpio diante do problema terão reações diferentes, você irá orar, ele (ela) talvez pense que a melhor solução seria buscar uma cartomante, fazer leitura de mãos, um mapa astral ou quem sabe até fazer alguma obra maligna por acreditar nisso. Você sendo convertido de verdade, um cristão temente à Deus não irá concordar, e agora? Vocês se casam, tem um filho, ela (ele) quer batizá-lo na igreja católica ou consagrá-lo em um centro e você deseja apresenta-lo na igreja, e agora? Você anseia ir a igreja e ela (ele) quer ir a bares, baladas, beber e jogar, e agora? A pessoa conta os dias pela chegada do Carnaval, para ir aos desfiles assistir e participar e você quer ir ao retiro da igreja ou se isolar dessa bagunça do mundo, e agora? Você tem seus compromissos na igreja que antes ela (ele) parecia aceitar e entender, mas agora reclama de sua falta de tempo e diz que você ama mais a Deus do que a ela (ele), e agora?

Esses são apenas alguns pequenos exemplos, mas existem vários e são todos bem reais. A bíblia diz que:

“Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.” Mateus 12:25

Ainda que ele (ela) aceite ir à igreja com você, não reclame de nada no começo e durante algum tempo até mostre algum interesse, se não for de dentro, verdadeiro e profundo, se não tiver Jesus enraizado e misturado em seu novo DNA, passado algum tempo será como uma panela de pressão que permanece no fogo, resultado: explosão na certa.

Enquanto um ama a Deus o outro ama a coisas acima de Deus, o cristão busca e entende as coisas do Espírito Santo, o ímpio só entende das coisas carnais, o cristão é guiado pelo Espírito Santo, o ímpio é guiado pelo mundo e suas filosofias.

Já sabemos qual será o futuro dessa relação, casa dividida não prospera. Se não tem ninguém em sua igreja que você se interesse, então ore a Deus e peça a Ele direção, sabedoria e discernimento, busque e faça a vontade de Deus e não a sua.

Estar debaixo do mesmo jugo quer dizer viver debaixo da mesma autoridade, submissão, obediência e domínio. Há uma profundidade e propósito na vida de um cristão genuíno, que só pode ser compreendida por alguém que compartilha o mesmo propósito. Aquele que compartilha o mesmo jugo e entende o que nos move.

Ainda que pareça tardio, confie que o melhor será seu, não qualquer um ou mais um relacionamento, mas o melhor para você. Porque seu Pai que está no céu e cuida de você te conhece melhor do que você mesmo, Ele enviará a pessoa certa, na hora certa, aí sim será a realidade do que um dia foi um sonho.

Quero abordar agora dentro desse tema, o que me parece ser um jugo desigual dentro da igreja. Sim, existe. Dentro das igrejas há pessoas que são crentes, mas não são convertidos, creem em Deus, aceitam Jesus como seu Salvador, mas não vivem a fé.  Sentam em seus lugares, ouvem a palavra, louvam mas saem de lá e vão para os bares, para a prostituição e para o vício. Muitos têm a aparência de um cristão, mas não passa da aparência. Cristão é aquele que vive e exercita sua fé, que ama a Deus acima de tudo, que aceitou Jesus e enterrou seu velho homem, sua velha vida com seus velhos hábitos e pecados. Foi liberto e sua vida é uma busca constante a Deus e uma luta diária consigo mesmo para vencer barreiras, romper com a vontade da carne e chegar mais perto Daquele que nos amou primeiro, permanecendo na fé até o dia em que será chamado.

Tenho visto muitas pessoas que estão dentro das igrejas, mas que dizem não ofertar e não entregar o dízimo, que permanecem no vício sim e não tem vontade de parar, estão na igreja mas permanecem no mundo, estão infiltrados  na igreja mas não enxertados. Estão na igreja, mas não são igreja, pessoas que brincam com Deus. Muito cuidado com eles!

Antes de partir para um namoro, procure conhecer a pessoa, conhecer a família, observar dentro da igreja e saber como ela é lá fora. Seu coração pode fazer planos, mas a resposta vem de Deus.

“Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.” Mateus 7:17

Conheça as obras dessa pessoa, fé sem obras é morta. Não tente se iludir caso perceba tratar-se de um crente não convertido. Tenha em mente e nunca se esqueça: “se não é de Deus não é para mim, porque o que Deus tem para minha vida é o melhor”. Não deixe se iludir pelo fogo da paixão, a paixão engana e tem prazo de validade, o amor não.  Um relacionamento bem sucedido é composto por: um homem, uma mulher e Deus.

Princesa ou príncipe encantado é o sonho de muitos, mas encanto ilude e passa, benção não engana e permanece.

Você está sendo observado por sua benção, confie no Senhor.

Deus preparou Rebeca para Isaque, e já tem alguém preparado pra você!

Seja feliz.

“Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?” Jeremias 17:9

 Autor: Ana Lucia Salles

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “Jugo Desigual Dentro e Fora da Igreja

  1. Sarah Alves em disse:

    Amei esse blog
    sou crente desde que nasci e sempre ouvi que o juo desigual nos leva para o caminho da perdição memso assim me relacionei. Acabo de sair desse relacionamento de 5 meses, me relacionei pq o cara era bom, sempre foi a igreja comigo, perguntava as coisas de Deus mas nunca se converteu e qdo veio nossa primeira briga, nosso primeiro conflito aí sim eu me machuquei e Deus me disciplinou mais uma vez. Conclui q não adiana o cara ser bom, te tratar bem, dizer q te ama, se ele não for convertido o casamento não subsistirá. Fica a dica pra vc mulher solteira q acha q não tem servo de Deus pra vc namorar. tem sim, Deus vai preparar, não sofra como eu sofri e ainda estou sorendo mas aprendi q teno q esperar Deus escolher e enviar pra mim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: